sábado, 12 de maio de 2012

Comendo em Lisboa: Tasquinha d'Adelaide

Saímos do Brasil com a recomendação do Tasquinha, e no caminho para o restaurante, o taxista comentou: "nessa rua onde vocês vão tem um restaurante muito bom, o Tasquinha d'Adelaide". Respondemos animados que era pra lá mesmo que estávamos indo. A animação acabou na mesma hora, quando o taxista perguntou se havíamos feito reserva e emendou um "ihhh" com a resposta negativa.

Acabamos dando a sorte de ocupar a última mesa vaga do minúsculo restaurante (contamos algo como 10 mesas). Mas se tiver a intenção de ir no Tasquinha, recomendo não arriscar: além de pequeno, a rua do restaurante é bem deserta, não parecendo haver opções de plano B. Por isso, faça reserva!

O ambiente do Tasquinha é simples, sendo a comida o que faz a fama do local. Assim, o couvert foi uma decepção: um pão com manteiga sem graça, sem graça... nem lembrei de fotografar. Recomendo dispensar e pedir uma entrada (as descrições do cardápio pareciam mais interessantes).


Antes de falar sobre o pedido dos pratos, um parêntesis pessoal: eu não suporto bacalhau, não como de jeito nenhum. Mas já antecipava que não teria escapatória do dito cujo em Portugal, e não deu outra: dias antes, no jantar oficial do congresso que participei, o bacalhau era o prato principal do menu tipicamente português. Era comer ou passar fome... e por incrível que pareça, eu comi e gostei. Muito mais suave do que os salgadíssimos do Brasil.

Acontece que nem a boa experiência anterior e nem a apetitosa descrição do bacalhau do Tasquinha (gratinado com purê de batata e nata) me fizeram pedi-lo. Fui de pescado com batatas (19€), enquanto meus pais pediram o bacalhau (22,50€). No fim, estão aí as fotos pra ilustrar que o prato mais bonito era também o mais gostoso, e era (droga!) o bacalhau.


Meu peixe era gostoso, mas espinhento e não justificava o preço que paguei nele. O bacalhau, por outro lado, estava muito saboroso (elogio aumentado, vindo de alguém que não gosta de bacalhau), e o sal ficava mais por conta do gratinado mesmo.

Primeira lição: está indo para Portugal e não curte bacalhau? Arrisque mesmo assim, especialmente se vier misturado com outras coisas que você gosta. 

Em seguida, comi um toucinho do céu (bolo típico português a base de ovos) que era melhor do que qualquer sobremesa que provei nos restaurantes portugueses que conheci, mas não tão bom quanto os doces que comi em cafés/padarias.


Segunda lição: dê preferência aos docinhos de cafés e padarias. Pelo menos os que provei, eram mais caprichados, baratos e gostosos.

Onde:

2 comentários:

  1. Muito bom saber que a dica é mesmo bacalhau, pois eu gosto muito, apesar de achar que aqui no Brasil vem salgado mesmo. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Que bom que foi uma dica útil pra você, o bacalhau de lá é mesmo muito bom!

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)