sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Onde comer em Londres sem gastar muito


Chegamos em Londres! Vamos começar pela parte mais gostosa do blog: as dicas gastronômicas.

Mesmo que a conversão da llibra para o real pese um pouco no bolso, não quer dizer que você precise passar seus dias londrinos a base de Mc Donalds: há muito lugar bom e barato para comer em Londres (viajar para passar perrengue e comer as mesmas coisas que se come aqui é triste né?).

Em primeiro lugar, vamos esclarecer meu conceito de barato: estou me referindo à lugares onde consigo comer pratos bem gostosos por até 10 libras. Claro que se adicionar muitos copos de cerveja e fizer as devidas conversões, a refeição pode não sair nenhuma pechincha. Mas Londres é o tipo de metrópole que tem tanta coisa, mas tanta coisa, que não tem como ir para lá e não ter vontade de provar pratos diferentes e conhecer lugares novos. E na lista aí de baixo, há 10 lugares onde você consegue fazer isso gastando pouco (ou, no mínimo, menos do que se paga em São Paulo).

Vamos então, às minhas dicas de lugares mais em conta para se comer em Londres:

Um dos meus favoritos! Tem jeitão de pub, com comida thai. Todas as atendentes são também “thai”, o que dificulta um pouco a comunicação. O lugar é incrível, com uma faixada totalmente coberta por flores e uma espécie de bosque florido (fechado) no caminho do banheiro. Lindo!


Mas a sensação do Churchill pra mim foi o Pad Thai (£7.5), um prato tradicional tailandês a base de macarrão e especiarias (peça o misto, que vem com frango, porco e camarão). SEN-SA-CIO-NAL! Tive que voltar lá no último dia para repetir a pedida e confirmar que foi o melhor Pad Thai que já provei! Fica entre Kensington e Notting Hill, e estava bem movimentado nos dois dias. 


Veja sobre as cervejas do Churchill Arms no post de Pubs.


Restaurante oriental com várias unidades na Inglaterra (visitamos a de Earl's Court e da Harvey Nichols), descontraído e com mesas comunitárias.


No cardápio, há sushis, friturinhas e noodles (sequinhos ou baseados em sopa). Vale a pena pedir pro garçon indicar o que é apimentado ou não (há blocos no cardápio para cada coisa). Da turma dos ramen – noodles com sopa - pedi o Miso Ramen (£9), à base de soja, com frango, aspargos, gengibre, etc. Também provei o Wagamama Ramen (£8.50) que era praticamente um X-tudo, com frango, porco, camarões, mexilhões, ovo, etc. 


Na segunda visita, pedimos o Yaki soba (£8) que estava divino! A receita é diferente da que vemos aqui e leva frango, camarão, ovo, cebola frita, etc. Estou usando muito “etc.” na descrição dos pratos pois tudo acompanha também outros temperos diferentes, mas peça sem frescura, pois os pratos são bem saborosos. Se quiser embarcar ainda mais no clima do Japão, peça a cerveja japonesa Kirin (£5.45).



Jantamos no The Real Greek em Covent Garden e pedimos o "£20 Meal" (para dois), onde podemos escolher 7 pratos gregos para dividir e 2 bebidas. Achei interessante que eles deixam na mesa um suporte vertical onde os pratos vão sendo trocados.


Nossas pedidas (saborosas) incluíram Gigandes plaki (um tipo de feijão grande), keftedes (bolinhos de carne), tzatziki (pasta típica grega), dentre outros. Não se desespere se não conhecer as coisas, os garçons são simpáticos e o cardápio traz as descrições. Além da cerveja Kronenbourg, que o menu dava direito, completamos com a levinha Mythos (£6.90), que já tinha aparecido por aqui nos posts sobre a Grécia.


4. Vapiano
Por fora, tem cara de restaurante, mas é um fast food italiano onde você pede no balcão e espera lá mesmo, pagando na saída. A parte ruim é que havia uma grande confusão na hora do pedido, portanto não é lugar para relaxar. A parte boa é que a comida é boa e barata (todas as massas e pizzas ficam entre £6.75-£9.75). Pedi um fusili ao pesto (£6.75) que estava maravilhoso! Aceite o pãozinho, é gostoso e gratuito. Fica perto da Oxford Street, para almoçar entre uma compra e outra.



Movimentado, barulhento e cool, o Soho Joe é uma opção legal no descolado bairro do Soho. O grande burburinho é justificado pelas deliciosas pizzas servidas por lá (todas custam £8). Pedi uma 4 queijos (mussarela, gorgonzola, brie e muito parmesão), de massa fininha, que estava sensacional! Para acompanhar, cerveja Beck's (£3). O pedido é feito no balcão, e só aceita dinheiro!



6. Giraffe
É um restaurante moderninho, com várias unidades em Londres (fomos na do Soho). Serve culinária internacional, com opções interessantes. No almoço executivo, o combo prato + sobremesa sai por £9.95: pedi Fishcakes de salmão (ótimo!) e Bread and butter pudding (gostosinho).  Minha irmã pediu um Falafel burger (£10 - fora do executivo) e adorou. Provei as fritas de batata doce que acompanhavam o lanche, e estavam maravilhosas.



O Walkabout é um pub australiano cujo estilo me lembrou um pouco o Outback daqui. Há várias unidades, e a que visitamos foi a do Temple (bem ao lado a estação de metrô). Pedimos frango com queijo e bacon (£6) e cheeseburger com blue cheese e chili (£6). Difícil errar com junk food né? 


Mais sobre as cervejas do Walkabout no post de Pubs.


8. Byron
Descolado, movimentado, apertadinho e um pouco barulhento: bem no clima londrino. A unidade que conhecemos foi a de South Kensington. Os cheeseburgers levam queijo cheddar, blue cheese ou ementhal (£7.75), e podem também ser acrescidos de molhos e outros itens. O pão era macio e o hamburger crocante por fora. A porção de fritas (fininhas) custa £2.95.


Estive nas unidades de Liverpool (veja aqui), mas em Londres há também várias unidades. No Nando's você come um franguinho apimentado bem gostoso, seguindo a faixa de preço que falei aqui. Idem para as gostosas pizzas de massa fina da Pizza Express.

4 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas Déa. Vou passar uma semana em Londres agora no réveillon e o orçamento pra comida tá meio apertado! Acho que vou no Wagamama, no Soho Joe e no Nando's. Bye!

    ResponderExcluir
  2. Arrasou nas dicas!!! To aqui babaaando! E achando q ha uma esperanca de se comer bem por pouco e conseguir voltar c algum dinheiro no banco p sobreviver aqui no Brasil,kkkk!!!Parabens pelo Blog!
    bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!! Sim, é possível comer bem por lá, aproveite!! :)
      bjs

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)