segunda-feira, 28 de abril de 2014

Seul: os pontos turísticos


Os principais pontos turísticos de Seul ficam no centro da cidade, próximos uns dos outros e com fácil acesso de metrô. O único ponto com acesso mais difícil é a N Seoul Tower (veja abaixo), pois fica numa colina. Você pode tomar um ônibus comum até lá, ou comprar bilhetes de algum ônibus turístico, aproveitando para pegar carona para os outros pontos também. Vamos ao passeio?

O palácio Gyeongbokgung é a sede do governo em Seul, e vale muito a pena pois é lindíssimo. O complexo é bastante grande e você deve separar ao menos duas horas para o passeio.


Embora fique bem no meio da cidade, conforme você vai entrando no palácio, você deixa de ver os prédios e passa a avistar apenas as montanhas, num clima muito lindo e tranquilo.

National Folk Museum of Korea, integrado com o palácio e com entrada gratuita.

Um programa muito legal de se fazer no palácio é assistir a troca de guarda (diariamente às 10h e às 11h), que é super diferente. Assim como no palácio de Buckingham, há toda uma cerimônia para substituir os guardas da entrada do palácio, só que a versão coreana é super colorida e exótica. A troca é rapida, dura cerca de 15 minutos.


Como chegar: estação Gyeongbokgung (linha 3).
Horário: 9h às 17h (fecha às terças).
Entrada: 3,000₩ (se ficou perdido com a moeda, leia esse post).

A torre fica no alto de uma colina e você consegue avistá-la de vários pontos do centro. Há dois motivos para visitar a torre: a vista da cidade e a linda manifestação de amor dos cadeados (já explico). Se visitar Seul na primavera, há ainda um terceiro ponto legal, que é a estrada cheia de árvores para chegar na torre, que nessa época fica enfeitada com cerejeiras. Lindo!



Você pode pagar a entrada e subir até o topo da torre, onde há um observatório 360° do centro de Seul. Em cada janela, há o nome e a distância de uma cidade que está naquela direção. Como não podia deixar de ser, a vista do Rio de Janeiro é a mais bonita (pois dá para a estrada florida). O que achei mais interessante na subida da torre, na verdade, é que você é recepcionada por um grupo de funcionários coreanos com roupas futurísticas que acenam sincronizadamente parecendo uns robôs, e a impressão é de que você pegou o elevador para uma realidade paralela :)


Fora a vista, a atração mais legal da N Seoul Tower é de graça. The Love Tower, como é apelidada, possui uma sacada com milhares de cadeados coloridos e rabiscados com declarações de amor para alguém especial. É a coisa mais linda, minhas fotos não conseguiram captar a imensidão que é aquilo ali. De esmagar o coração de saudade de quem está longe. Da sacada, você já consegue ter uma boa visão, sem precisar subir até o observatório.

Veja que os cadeados dão a volta por toda a sacada... e isso era só um pedaço!
Eles vendem um cadeado fofo com caneta por 10,000₩.

Ah! Já ia esquecendo, a moderninha gift shop vende de tudo e é um amor.
Como chegar: ônibus (tem uma sugestão de city tour no final do post).
Horário: 10h às 23h.
Entrada: 9,000₩ (para subir até o observatório). Há também pacotes para jantar com vista para a cidade e preço salgado.

Estava com grandes expectativas para o War Memorial, dado que ele é a atração n° 1 recomendada pelos viajantes do Trip Advisor em Seul. O palácio me impressionou mais (dado que foi minha primeira visita à Asia), mas devo dar o devido crédito ao memorial, que é incrível (e imagino que não haja nada similar, ao menos com essa magnitude, por lá).


O memorial foi construído em 1994 para homenagear as pessoas envolvidas com as muitas guerras recentes sofridas pela Coréia (que é um cantinho bastante disputado na Ásia). A faixada intimida: é enorme e super imponente. As homenagens são muito bonitas, é impossível não ficar tocado.



Curioso é que, ao lado das belas homenagens carregadas de tristeza, você olha para o lado e vê um turista oriental tirando foto sorridente em cima de um tanque de guerra. É que o memorial exibe também uma infinidade de jipes, tanques, aviões e até um submarino para você interagir e xeretar à vontade.


Também há maquetes, vestimentas e muitas informações espalhadas pelo memorial. Eu infelizmente não tive oportunidade de ficar muito tempo, mas o ideal seria gastar cerca de duas horas, para ver as coisas com calma. Em horários determinados, você pode participar de uma simulação de tiro e experimentar o peso de uma arma de guerra. Também há várias opções de locais para comer e minha recomendação (deliciosa!) está nesse post.


Como chegar: estação Samgakji (linha 4, 6).
Horário: 9h às 18h (fecha às segundas).
Entrada: gratuita.

Também chamada de Namsangol Korean Town, é uma vila tradicional coreana, muito tranquila e bonitinha. É bem menos pomposa e colorida que o palácio, mas tem seu charme e um jardim muito gostoso. Toda a vila tem um clima meio zen e você pode participar de experimentos de medicina alternativa em uma das casas.


Achei interessante que, só nesse dia, vi três ensaios fotográficos diferentes por lá. O traje pouco convencional dos noivos abaixo me lembrou que, apesar do clima bucólico da vila, eu estava numa cidade um tanto modernosa.


Como chegar: estação Chungmuro (linha 3, 4).
Entrada: gratuita.

5. Bairros típicos e templos
Além dos pontos mencionados, um bom tour em Seul deve incluir obrigatoriamente os bairros/mercados típicos da cidade. Também vale a pena visitar os bonitos templos budistas. Sendo assim... clique nos dois links anteriores para continuar o passeio por Seul :)

Seoul City Tour
Como meu tempo de passeio em Seul era curto, comprei bilhetes no Seoul City Tour, fazendo o Downtown Tour (12,000₩), que passa por 26 pontos no centro, dentre pontos turísticos, mercados, museus e hotéis. O tour parte da saída 6 da estação Gwanghwamun, mas você pode toma-lo em qualquer uma das paradas (descendo e voltando quando quiser). Como há vários ônibus turísticos e os motoristas não falam inglês, a cara do ônibus que peguei é essa aqui:



Os pontos tem a sinalização do tour e o ônibus não tem teto aberto ou nada que proporcione uma visão bonita da cidade, a ideia é descer nos pontos que te interessam (já avisando que é impossível ver tudo no mesmo dia). Os pontos deste post e os mercados do próximo relato fazem parte do tour.

6 comentários:

  1. Parabéns pelos posts!!! Fotos lindas e ótimas dicas! Adorando tudo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Ótimas dicas, tudo explicadinho... Me tira uma dúvida? Esse city tour passa pela Seoul Tower?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, muito obrigada!! Sim, ele passa por todos os pontos descritos no post :)

      Excluir
  3. Olá Andréa,estou lendo com muita atenção as informações passadas no seu blog. Eu e minha família iremos para Seul em julho e muito obrigada pelas dicas.A minha dúvida tb é a respeito do ônibus city tour. O bilhete que compramos permite que eu desça onde me interessar mais, mas se eu quiser voltar a usar o ônibus preciso comprar outro bilhete? Obrigada mais uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Você paga o bilhete uma única vez, e mostra o comprovante toda vez que quiser embarcar de volta no ônibus :)
      Que bom que as dicas estão sendo úteis para vc!!

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)