terça-feira, 29 de abril de 2014

Seul: os templos budistas

A maioria dos templos budistas fica nas montanhas afastadas de Seul, mas é possível encontrar dois templos bem no meio da cidade. O principal foco desses ambientes não é turístico: sendo assim, não espere toda a exuberância de pontos como palácio Gyeongbokgung. Fotos são permitidas fora do ambiente fechado de meditação e o incenso na entrada, que as pessoas acedem e espetam na areia, tem o objetivo de purificar suas almas para entrarem no ambiente.

Visitei Jogyesa próximo da época em que é celebrado o aniversário de Budha e estavam montando no templo uma decoração especial e incrível! A data varia conforme o calendário lunar chinês, mas ocorre normalmente entre final de abril e final de maio. Em Jogyesa, celebra-se o Lotus Lantern Festival, quando o templo inteiro é coberto por lanternas coloridas e o ambiente fica o máximo.



Também babei pelas imagens da entrada (que são também lanternas), lindas e detalhadas. Deve ser maravilhoso à noite!

As lanternas simbolizam a sabedoria na crença budista pois trazem luz ao mundo.
Como falei nesse post, essa época do ano é ótima para visitar Seul pois coincide com a primavera e a cidade fica cheia de cerejeiras. Não sei dizer quanto a beleza do templo fora dessa data, mas ainda assim recomendo conhece-lo, pois fica muito próximo da lindinha Insa-dong, rua que vale super a pena visitar.

Como chegar: estação Anguk (linha 3).
Entrada: gratuita.

Bem longe do centro, no moderno bairro de Gangnam, fica outro templo que vale a visita caso esteja passando pela região. Bongeunsa é maior que Jogyesa e interessante especialmente pelo contraste da arquitetura antiga com a dos grandes e tecnológicos prédios do complexo COEX, que fica bem em frente ao templo, do lado oposto da avenida.

Hotel Intercontinental COEX visto de Bongeunsa...
... e Bongeunsa visto da janela do meu quarto no hotel Intercontinental :)
Como chegar: estação Samseong  (linha 2).
Entrada: gratuita.

2 comentários:

  1. Ei!, gostaria de saber se no templo de Jogyesa principalmente, ou em outros perto de Seul se tem como fazer hospedagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais! Vc diz, se hospedar no próprio templo? Não sei te informar :(

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)