quarta-feira, 9 de maio de 2012

Lisboa: onde comprar

Pra quem não sabe, muitas lojas da Europa tem o Tax Free: você faz compras numa determinada loja acima de um certo valor (em Portugal são 60€), pede o formulário do Tax Free e entrega no aeroporto, no retorno. Eles te devolvem na hora, em dinheiro, um pouco mais de 10% (não lembro exatamente) do que você gastou.

Pegamos o reembolso no aeroporto de Madrid (mesmo das compras de Portugal) pois era nosso destino final. Independente do que falam em poucas lojas, você pode pedir em cima de uma nota só, ou juntar várias de uma mesma loja (mesmo de datas diferentes) e pedir só no final. No aeroporto foi hiper tranquilo, sem filas e não implicaram com valor nenhum.

- Avenida da Liberdade
É o lugar onde ficam as lojas de grife, como Prada, Louis Vuitton, Gucci, Boss, Carolina Herrera... Há também duas multimarcas em galerias que ficam na avenida, a Fashion Clinique (vende Stella Mccartney, Miu Miu, Jimmy Choo, etc) e a Stivali (Channel, Balenciaga, etc). Para comprar óculos, gostei muito da André Ópticas, que vende diversas marcas com atendimento excelente, e as lentes para óculos de grau ficam prontas em 1h (tem inclusive um caprichadíssimo exame free, se você não vai no oftalmo faz tempo).

- Bairro Alto
Se seu orçamento não te permite esbanjar na Liberdade, vá afogar as mágoas nas muitas Zaras da cidade (com preços bem menores que no Brasil - normalmente metade - e itens mais legais). As Zaras estão sempre acompanhadas das igualmente baratinhas H&M, Mango, Pull&Bear e Stradivarius. Um lugar que achei legal pra fazer compras nesse combo de lojas é o Bairro Alto/Chiado, onde as lojas são mais tranquilas que na Baixa, além de ser um bairro mais legal de andar (como eu contei aqui).

Imagine se houvesse uma loja que vendesse exclusivamente latinhas de peixe... só poderia ser em Portugal né? Pois bem, o lugar existe (desde 1930) e fica lá mesmo, na Baixa de Lisboa. A variedade de latinhas é bem grande (tem sardinha, bacalhau, atum... com azeite, tomate, apimentadas...) e as atendentes tem paciência pra explicar as diferenças entre cada uma.

As embalagens são também uma fofura, com um ar retrô bem colorido e bonitinho. Dá pra levar de presente, pra quem quiser dar um souvenir mais original. Os preços são bons e mais baratos do que em outros lugares onde vi as mesmas latinhas.

Trouxemos algumas e aprovamos: bem gostosas e sem aquele cheiro forte de peixe que já sobe quando abrimos as latinhas compradas aqui.


É um verdadeiro paraíso vintage! São diversos produtos que vão desde sabonetes à brinquedos, passando por caderninhos, chocolates, enfeites, bebidas e até pasta de dente e farinha, tudo com aquela cara de que parou no tempo. Dá uma olhada nos itens do site, que por si só já é uma fofura. As embalagens dos sabonetes são as mais lindas, e há outras também divertidas. Se gosta do estilo vintage, vale a passada durante as andanças pelo Bairro alto, nem que seja só pra espiar.

6 comentários:

  1. Olá Andreia,
    Me chamo Davidson sou do Rio de janeiro
    Nestas buscas pela Rede, achei teu blog e fiquei encantado com as dicas
    Estou embarcando agora em 03/2015 para Lisboa e aqui encontrei o que eu queria para não chegar lá completamente perdido, estou indo sozinho como sempre faço quando saio do país
    Enfiam gostei dessa lista de lojas e da Loja de latas de sardinhas Portuguesas, como eu tenho trocentas pessoas para presentear, gostaria que vc. me informasse o preço da unidade e se compensa trazer muitas aqui pro brasil, prá nós é novidade
    Um abraço e agurado seu contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Davidson,
      Muito obrigada pelo comentário, fico feliz que as dicas te ajudaram! Infelizmente não anotei o preço das latinhas e não sei de cabeça, essa ajuda vou ficar devendo! :(
      Boa viagem e abraços!

      Excluir
  2. Oi!!! Andreia
    Tambem estou indo em abril e sou colecionadores de pratos de porcelanas, aqueles que penduramos na parede..é fácil achar por lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vc consegue encontrar esses pratos em lojinhas de souvenir. Comprei umas caixinhas de porcelana muito fofas lá. Boa viagem!

      Excluir
  3. Olá, Andréa! Adorei as dicas. Estou indo para Lisboa agora em setembro. Sabe me dizer se consigo mandar fazer óculos de grau em Lisboa com receita médica do Brasil? Obrigada, desde já. Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Que bom que gostou das dicas! Não sei te falar com certeza (minha receita foi de lá), mas eu acredito que sim.

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)