sábado, 11 de agosto de 2012

Dicas de Mykonos - Resumão


Fui para ficar 3 noites em Mykonos. Não resisti e fiquei uma quarta! Além das dicas de restaurantes e baladas que já colocamos no blog, vamos fazer um resumão das melhores dicas e lembranças do paraíso grego!

Onde ficar: eu recomento muito ficar em Mykonos Town, o centro da ilha. Mykonos não é uma ilha pequena, e você certamente não irá conhecer a sua maior parte, principalmente se for sua primeira vez por lá. Ficando em Mykonos Town, você conseguirá se deslocar facilmente para as praias mais famosas, bater perna pelas lojinhas, e poder escolher entre diversas opções de bares e restaurantes. Além disso, ficará do lado do porto antigo, de onde saem as excursões para a ilha de Delos.

Fazendo a mala: apesar do sol de rachar durante os dias de verão, as noites são bem frescas, venta bastante na ilha. Portanto, sugiro que as meninas coloquem na mala um casaquinho leve, e deixem de fora saias mais esvoaçantes, para não pagaram e Marilyn grega em plena ilha lotada! Havaianas e rasteirinhas são obrigatórias para caminhar pelas ruas de pedra do centro.

Como chegar: de Atenas, do Porto de Pireus, partem os Ferries tradicionais e barcos mais rápidos (Fast Ferries). Antes de viajar li vários comentários sobre os Ferries tradicionais serem uma melhor opção, já que se pode ir admirando as ilhas durante o trajeto, além de serem mais em conta e balançarem menos, o que contou muito para alguém que enjoa fácil como eu. Comprei a passagem em Atenas, uns dois dias antes da viagem, sem nenhuma dificuldade. Chegar no porto de metrô também foi bem tranquilo. Entrando no Ferry, tem as cadeiras da primeira classe, tipo de avião, só que com mais espaço, e diversos outros ambientes, com cadeiras normais, mesinhas de quatro lugares, sofás... Éramos duas pessoas e sentamos num conjunto de quatro, mas logo tivemos que dividir nosso espaço com duas senhoras gregas, que falaram interruptamente por quatro horas seguidas. Desesperador! Fomos algumas vezes ver a vista, mas não dá para ficar muito tempo, por conta do sol, da claridade e do vento. De Mykonos para Santorini, fomos de Fast Ferry, e achei bem melhor! Também há voos de Atenas para Mykonos, mas não cheguei a ver onde fica o aeroporto. Interessante notar que as ilhas não são tão próximas umas das outras. Eu queria ter ido a Creta e Rhodes, por exemplo, mas tive que desistir, porque as viagens de 10 e 14 horas de barco não cabiam no meu roteiro... E apesar de várias terem aeroportos, não há voos diretos entre as ilhas (pelo menos não localizei), e tendo que fazer a conexão em Atenas também se gasta tempo demais em deslocamento. Para quem quer conhecer várias ilhas, acho que só indo em um cruzeiro mesmo.

Ferry partindo de Pireus
Como se deslocar: muita gente entende que é obrigatório alugar um carro para aproveitar tudo que a ilha tem a oferecer. Muitos também alugam quadriciclos, que me pareciam bem mais divertidos! Para quem não fica em Mykonos Town, imagino que seja mesmo mais difícil se virar de ônibus, mas como meu caso foi justamente o inverso, o transporte público da ilha foi suficiente para nos deslocarmos com tranquilidade. Além disso, só se anda a pé no centro, e nem sei onde as pessoas que se hospedam em Mykonos Town guardam seus carros/quadricilos. Muitos hotéis tem acesso pela estrada ao redor do centro, mas muitos também ficam encravados nas ruas estreitas... Há um ponto de onde saem ônibus de Mykonos Town para diversas praias, e inclusive para as baladas mais distantes que duram noite (e manhã) adentro. As passagens são super baratas e as saídas são frequentes.

Barcos que fazem o transporte entre as praias
Platys Gialos: como chegamos em Mykonos no comecinho da tarde, almoçamos em Mykonos Town e seguimos para uma das praias mais próximas do centro, Platys Gialos. Pegamos um ônibus e descemos pertinho da praia. Era bonita, mar azul azul, mas comparada as outras praias, essa foi a que menos me impressionou. Talvez porque a faixa de areia não seja tão larga... Há vários restaurantes e alguns hotéis na areia, o que deixa tudo meio apertadinho. Mas como não teríamos mesmo muito tempo nesse primeiro dia para curtir o sol, foi bom porque conseguimos dar um mergulho sem precisar ir muito longe.

Platys Gialos no final de tarde
Delos: aproveitamos e logo na primeira manhã pegamos uma excursão para a ilha Delos, um dos sítios arqueológicos mais importantes da Grécia, em termos históricos e mitológicos. Fechamos o passeio no próprio hotel, e pegamos o barco no dia seguinte sem nenhuma dificuldade. Aí sim é gostoso ir lá no topo, curtindo a vista de Mykonos, enquanto o barco se afasta em direção a Delos. Mas não se engane pelo ventinho agradável! Não esqueça o protetor, porque o sol queima mesmo! A viagem dura cerca de 45 minutos a 1 hora. Chegando lá, os guias reúnem grupos menores e começam o passeio. As explicações fazem toda diferença, pois as ruínas não tem a mesma graça sem a devida informação. Achei muito legal, sem dúvidas vale super a pena. Apesar de ter sido muito importante na Antiguidade, Delos foi abandonada no século IV, e nada foi construído em cima das ruínas que restaram dessa época. Voltamos a Mykonos umas 14h, a tempo de almoçar e seguir para conhecer mais uma praia.

Chegando a Delos
Delos - Terraço dos leões
Delos
 Psarou Beach: linda e badalada. Típica praia grega dos sonhos de qualquer um! Chegamos até lá pegando um ônibus no centro de Mykonos. Muitas das espreguiçadeiras hiper confortáveis e alguns bares ao redor, sem falar no mar azul que dispensa comentários. Parece que rolam umas baladinhas no final de tarde, mas não fiquei para conferir. Pessoal bonito e tranquilo, maioria de gente jovem, não lembro de ter notado nenhuma família.

Paradise Beach: uma das mais animadas, por conta do Tropicana Beach Club, que, como já contamos, começa a ferver a partir das 16h. Também se chega lá pegando um ônibus direto em Mykonos Town. É a partir da Paradise Beach que saem barcos (“barquinhos”, na verdade) para outras praias, como Super Paradise e Elia Beach. Se tem pouco tempo e quer conhecer mais lugares, a dica é pegar o barco para algum dos destinos a partir da Paradise, e retornar por volta das 16h, para aproveitar o Tropicana.

Paradise
 Super Paradise: uma opção para se chegar até lá é pegar um barco a partir da Paradise Beach, como explicado acima. É linda e deliciosa como todas as outras praias de Mykonos que conheci, e também conta com toda a infraestrutura de bares e restaurantes ao redor. Em geral achei que as praias de Mykonos tem uma paisagem bastante similar entre si, ao contrários das exóticas praias de Santorini.

Super paradise
Elia Beach: também se chega até lá de barco, a partir da Paradise Beach, mas o trajeto é um pouco mais longo do que para a Super Paradise. Como se  sabe, Mykonos é um destino super gay friendly, e realmente o público gay curte todas as praias da ilha. Mas dentre as que visitei, achei que a Elia Beach foi onde eles realmente eram maioria. Além disso, foi a única na qual havia muitos nudistas. Topless é super normal, mas gente peladona mesmo, só vi por lá. A praia era linda, como as outras, mas achei que as coisas eram um pouco mais caras. Como o barco só voltava para Paradise em duas horas, ficamos por lá esse tempo, tentando não nos chocar muito =) Foi uma experiência divertida, mas na verdade fomos pegas de surpresa!

Elia - Nao dava pra tirar foto da areia =)
Veja todos os posts:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)