quarta-feira, 7 de maio de 2014

Seul: onde comprar

No post anterior, contei sobre as ruas e bairros típicos de Seul (sugiro começar clicando no link, se você ainda não leu). A semelhança entre os tópicos do último post e os deste não é mera coincidência: os mesmos lugares já descritos possuem coisas interessantes para comprar. Então, vamos gastar uns Wons, gente?

Wons?
Como falei no primeiro post sobre informações básicas de Seul, a moeda coreana é proporcional ao dólar para nós e não é difícil encontrar casas de câmbio nas regiões que vou descrever a seguir. Em geral, as coisas por lá não são baratíssimas, mas tem bons preços comparando com São Paulo, por exemplo.

O que comprar
As mulheres de Seul costumam ser bastante charmosas e vaidosas, eu babava pelas roupas e cabelos! A coréia é hiper famosa por maquiagens e cosméticos, também há fama com relação aos preços dos eletrônicos, mas fico devendo dicas quanto ao segundo.

Uma característica interessante que notei é que é difícil encontrar alguém acima do peso na cidade. Nas lojas locais, que normalmente não são grandes, todas as roupas são tamanho único, e são todas pequenas. Se estiver com uns quilinhos a mais, nem prove para não se deprimir. Prefira as lojas maiores (que normalmente tem Tax-free) e os acessórios.

1. Insa-dong
Insa-dong é o melhor local de Seul para comprar souvenirs. Há uma infinidade de espelhos, bolsinhas, canetas, camisetas, tudo lindinho. Além disso, a rua é super agradável e há vários restaurantes por perto. A maioria das lojas vende basicamente os mesmos itens, com uma ou outra variação, e preço similar. Se fizer uma compra maior, pode pechinchar!

Espie também as lojas locais, com roupas e enfeites diferentes. Me encantei pela Hana Art Gallery, cheia de quadros, imãs, sacolas e outras coisas lindas e fora do comum.

Compartilhando algumas fofurinhas adquiridas em Insadong.
Imãs, porta-lápis e quadros na Hana Art. Ah, até a embalagem é linda!

2. Namdaemun 
No post anterior, chamei Namdaemun de "25 de março coreana", devido às muitas muambas vendidas nos diversos camelôs instalados por lá (veja no último relato as fotos dos bonecos do Psy e das comidas esquisitas). Você também encontra parte dos souvenirs de Insa-dong, mas recomendo a primeira rua para esse tipo de compra, que é bem tranquila, enquanto Namdaemun tem bastante gente. Chás e ginsengs são vendidos aos montes e há também bastante itens para casa. Fique de olho pois algumas coisas tem qualidade duvidosa. A infinidade de bolsas falsificadas me fez desconfiar do fato de quase toda mulher desfilar com uma bolsa de marca em Seul.

Chás e ginsengs em Namdaemun.

3. Myeongdong
Myeongdong é um bairro quase totalmente dedicado para compras, especialmente para o público jovem feminino. Lá, você encontra muitos camelôs (espie os óculos e lenços), as internacionais Forever 21, Zara, H&M, Uniqlo, etc, e lojas locais (prefira gastar mais tempo nessas, que são mais diferentes). Tudo fica lado a lado, alternadas por cafés, restaurantes e fast-foods.

Boa parte das lojas de Myeongdong são de cosméticos. Entre na Etude House, que é bastante famosa na Ásia (há várias unidades no bairro, e uma em Insa-dong), com bons preços e embalagens lindas para presentear.

As lojas fecham tarde, por volta das 22-23h. Vá à noite admirar os letreiros iluminados no meio do movimento das muitas meninas caminhando com sacolas nas mãos.



4. Itaewon
Passei pouco tempo em Itaewon, mas é o local indicado em Seul para comprar antiguidades e, em contraste com o primeiro, roupas e acessórios moderninhos. É um lugar agradável, bom para passear.



5. Gangnam
Em Gangnam, fica o COEX Mall, maior shopping subterrâneo da Ásia, mas boa parte dele está fechado para reforma até novembro de 2014. A maior parte das lojas é local, de roupas diferentes (lembrando: tudo tamanho único) e também fecham tarde, por volta das 22-23h. Há algumas lojas pequenas de souvenirs com preço um pouco mais alto que Insa-dong/Namdaemun. Duas lojinhas interessantes: a Barunson, com objetos fofos, e a Asem Hobby, uma loja de modelismo e colecionáveis focada em Anime. Para mim, devido à reforma, o COEX Mall foi mesmo um local excelente para comer: há uma infinidade de restaurantes bons, bonitos e baratos.


Próximo ao shopping, fica a loja de departamento da Hyundai, com as marcas internacionais tops: Mulberry, Balenciaga (febre por lá!), Burberry, Dior, Channel, Gucci, Louis Vuitton, Prada, Hermes, etc. Quem não pode dispor de tanto luxo pode optar por um programa alternativo: no piso térreo, há uma espécie de feira com barracas de comidas típicas.



6. N Seoul Tower
Também faltou tempo para fuçar, mas como comentei no post sobre pontos turísticos, a torre de Seul tem uma gift shop muito linda, repleta de acessórios e objetos decorativos.

Sobraram Wons na carteira? Então vamos gastá-los no post seguinte, com os restaurantes de Seul :)

2 comentários:

  1. Olá, Andrea!
    Gostei muito do seu post!
    Minha pergunta é: Posso falar ingles? É traquilo para comprar? Não sei falar nem oi em coreano. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika! Obrigada!
      Em algumas lojinhas de rua (por exemplo em Insadong) o pessoal não fala inglês não. Eu também falo zero coreano, mas mesmo assim não tive problema, pois todos os itens tinham os preços (em Wons) e o pessoal tinha paciência para se comunicar por meio de mímica hehehe. Acredite, dá certo e é uma experiência interessante. :)

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)