segunda-feira, 7 de maio de 2012

Lisboa: o que fazer (parte 2)

Se estiver conhecendo Lisboa, a visita ao bairro de Belém é indispensável, onde estão pontos turísticos bem famosos da cidade. Chegando na região, é tudo pertinho e se faz a pé.

Foi um dos locais mais bonitos que visitei durante toda a viagem (prova das muitas fotos que acompanham esse post). Pra começar, o mosteiro é enorme, como se vê nas fotos, mas boa parte dele não é aberta para visitação (na parte esquerda, ficam os dormitórios dos monges). Para os turistas, se pode visitar a igreja e o claustro. A primeira, imponente e belíssima, abriga os belos túmulos de Vasco da Gama e Camões (a saber, eles não estão lá desde as suas mortes: os túmulos foram construídos no século XIX e eles foram levados para lá posteriormente). No claustro, igualmente trabalhado e bonito, estão Fernando Pessoa e Alexandre Herculano. O mosteiro é belíssimo e vale super a pena a visitação. Havia uma filinha e vale a pena reservar cerca de 1h para a visita.
Entrada: 10€, dando acesso também a Torre de Belém. Gratuita aos domingos e feriados até as 14h.


Saindo do mosteiro e atravessando a rua em direção à margem do Rio Tejo, logo se vê o monumento, construído em homenagem aos heróis portugueses da época dos descobrimentos. Havia algumas pessoas no topo, o que indicava que era possível visitá-lo, mas me parecia que a única coisa que se tinha para fazer lá dentro era apreciar a vista de cima mesmo.


Caminhando agora no calçadão ao lado do Tejo, se chega na Torre de Belém (aproximadamente uns 15 minutos a pé desde o mosteiro). É um dos principais monumentos da cidade, desses que a gente vê toda hora estampando as lembrancinhas das lojas de souvenirs. Apesar da fama, achei até que pequeno e simples, depois de visitar o enorme e detalhado mosteiro. De todo modo, rende boas fotos.
Entrada: Mesma coisa do mosteiro (visita conjunta).


Finalmente, um programa absolutamente indispensável de se fazer no bairro de Belém é provar os famosíssimos doces do Pastéis de Belém. Fundado em 1836, dizem que é o único lugar que serve verdadeiramente os originais pastéis de belém, enquanto todos os demais são apenas pastéis de nata. Quem acompanha o blog já sacou que eu gosto bastante de postar sobre comida, e sendo assim: (1) óbvio que provei os pastéis, (2) os ilustres docinhos merecerão um post dedicado exclusivamente a eles daqui a alguns dias. (Atualizado: o dia chegou, e a resenha dos pastéis você encontra aqui).

Veja mais:

3 comentários:

  1. Esse mosteiro impressiona pela grandiosidade e riqueza de detalhes! Deve ter dado trabalho contruir! =o

    O Padrão dos Descobrimentos tem nome engraçado (haha) e lembra o Monumento às Bandeiras de São Paulo hehehe.

    E a Torre de Belém tem canhões! =D

    ResponderExcluir
  2. Dedea, maravilhoso!!!!!!

    Trabalhei por 1 ano em Portugal e lendo o blog e vendo as fotos você me fez recordar belos momentos que passei por essa terra maravilhosa, obrigado por lembrar-me de bons tempos...

    Felicidade sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, que bom que gostou! Obrigada pela visita e pelo comentário! :)

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)