sábado, 12 de maio de 2012

Comendo em Lisboa: Pastéis de Belém

Last but not least, encerrando os posts de Lisboa... vem a resenha dos pastéis de belém mais famosos da cidade (do lugar com o próprio nome: Pastéis de Belém) que eu falei láaaa atrás, num dos primeiros posts da viagem.

O suspense não foi proposital, mas acabou refletindo a minha expectativa com os benditos doces, que fui comer só no último dia de viagem. Glicose-maníaca como eu sou, estava curiosíssima para provar os tão falados originais pastéis e ver se mereciam a grande fama, no meio de tanto doce gostoso que tem em Portugal.


Já na entrada, havia uma fila grande, em meio a pessoas que compravam as embalagens para viagem e comiam os pastéis em pé, na rua mesmo. Antes de encarar a fila, entramos pra pedir informação e descobrimos que era a fila para o balcão. Dentro, haviam mesinhas onde era só entrar e batalhar por um lugar, que foi o que fizemos. Apesar do grande movimento, duas coisas positivas: o serviço era bem eficiente e não esperamos muito até vagar uma mesa (talvez uma coisa implique a outra). O lugar é simples mas bonitinho, rodeado por azulejos portugueses e o texto "Desde 1837" estampado com orgulho em todo canto.


Pra aumentar o suspense (e a história) queríamos não apenas comer os pastéis, mas fazer um lanche mesmo (alguma horas depois, pegaríamos o vôo para Espanha). O local serve, além dos doces, sanduíches e salgados. Provamos bolinhos de bacalhau, bolinhos de carne, risoles de camarão (muito bom) e quiche de queijo e espinafre. Tudo bom e sequinho (entre 1-2€).


Prontos para o grand finale? Eu estava!


Pedimos alguns pasteizinhos (1€), e depois não resistimos em repetir. Estavam deliciosos, realmente. O que percebi de diferente dos outros pastéis que comi na viagem, é que a massa era mais crocante (como se fosse "mais folhada", faz sentido?). O recheio era mais consistente do que o do pastel que comi no A Brasileira, que era mais mole e cremoso. Em resumo, eu preferi a massa do Pasteis de Belém, e o recheio do A Brasileira. Mas a verdade é que os dois são sensacionais, e vale a pena conhecer ambos e dar o seu veredicto.

Onde:
Rua de Belém 84  1300 Lisboa, Portugal

2 comentários:

  1. Os Pastéis não ficam no centro de Lisboa, como vc chegou até lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fomos de trem! O trem para Belém sai da estação de 20 em 20 min... mas era bem mal sinalizado e não havia ninguém para pedir informação. De qualquer forma, a viagem é bem rápida. Contaram pra gente que a ida pelo elétrico 15 é ótima.

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)