terça-feira, 15 de maio de 2012

Coimbra: turismo na Universidade de Coimbra

Estive em Coimbra participando de um congresso, e por isso não tive muito tempo livre para conhecer a cidade. De qualquer forma, o evento era bem na Universidade de Coimbra, uma das universidades mais antigas da Europa (fundada no século XIII) e o principal ponto de lá. Recomendo passear a pé pela universidade, pois as ruas são bem estreitas, e não sei dizer se todas tem acesso de carro. Há 3 formas de chegar na UC, que fica bem no topo de uma colina:

- Pegando o elevador perto da Avenida Sá da Bandeira (não fiz esse caminho, por isso não sei dizer o preço da passagem e nem onde ele para)
- Chegando pelos fundos da UC, pegando a rua Ferreira Borges e entrando pelo Arco de Almedina (já aviso: é uma subida bem grande e bem íngreme)
- Chegando pela frente, subindo as "escadas monumentais" da universidade (são enormes, mas é uma subida mais light que a anterior)

Resumindo, se não quiser cansar as pernas, pegue o elevador ou vá de carro até a entrada da universidade. Supondo que você tenha entrado pela frente, chegará no Largo D. Diniz. Andando em linha reta, vai passar pelos prédios das faculdades e logo em frente já estará o arco que dá acesso à parte mais importante da Universidade (turisticamente falando): o Paço das Escolas. À direita do arco (que chama-se Porta Férrea), no prédio da Biblioteca Geral, você pode comprar tickets (7€) para visitação dos prédios do Paço - mas a entrada nele, por si só, é gratuita.

Passando pela Porta Férrea, chegará num pátio em forma de U, que eu tentei capturar na foto panorâmica abaixo:


O formalismo dos prédios antigos está também em alguns costumes da UC, como nos uniformes (opcionais) dos alunos, que ficam desfilando por lá com suas pesadas capas pretas.


Na foto panorâmica, a Porta Férrea está indicada pelo número 4, e as três entradas restantes eu vou descrever abaixo. Detalhes: as muitas curiosidadezinhas a seguir, eu anotei de uma visita guiada que fizemos nos prédios durante o congresso. Já as fotos, não são minhas (não é permitido fotografar do lado de dentro).

1. Biblioteca Joanina
Construída no século XVIII, a biblioteca é lindíssima, com muitos detalhes em ouro. Até hoje, os alunos podem pegar emprestados livros da biblioteca (a maioria em latim), mediante justificativa formal para os seus estudos e manipulação com luvas (o livro mais antigo da biblioteca é de 1523). Para conservação, as paredes tem espessura de 2m, e as visitas são feitas de 20 em 20 minutos, com 10 de descanso. Embora pareça arredondado, o teto é na verdade reto, e a noção impressionante de profundidade vem de algum tipo de ilusão de ótica da pintura. No teto, estão as quatro características que os alunos de Coimbra deveriam ter (honra, virtude, fortuna - no sentido de sorte - e fama).


1. (também) Prisão Acadêmica
Abaixo da biblioteca, fica a antiga prisão, hoje usada para punir alunos indisciplinados (achei o máximo hehe).

2. Capela de São Miguel
Ao entrar na pequena capela, já se vê de cara o enorme (e desproporcional) órgão, trazido de uma outra igreja (bem maior) a pedido de um rei que eu não lembro o nome (irmã historiadora: não brigue comigo!). Toda a capela teve que ser reajustada para abrigar o gigante instrumento, que é capaz de emitir 2014 (!) sons diferentes. Na capela, fica também a imagem da Nsa da Luz, padroeira dos estudantes. Alunos e funcionários podem casar na capela.


3. Via Latina
Fica ao lado da grande torre (apelidada de "cabra" pelo povo de lá) e abriga algumas salas rebuscadas, dentre as quais, a que achei mais legal foi a Sala dos Capelos, onde são defendidas as teses de doutorado. A sala é toda pomposa, decorada com pinturas dos reis de Portugal e tudo mais. Numa cerimônia altamente formal, que inclui um traje específico - e caro, segundo me contaram os alunos - o candidato deve ficar sentado numa cadeira mais baixa do que a dos professores da banca. Isso, para que ele fique aos pés dos professores, de modo a lembrar que ainda não é um deles (há! que tal essa, hein? :).


Na visita da Via Latina, há também um passeio externo para tirar boas fotos de Coimbra (oba! Aqui sim, voltei a poder usar minha querida camerazinha):

Mais à frente, está a Sé Velha, que comento aqui
E aqui acaba o nosso passeio turístico (tá vendo como o blog também é cultura?). Toda aquela parte que está à esquerda na foto do Paço não é aberta à visitação.

Finalmente, vale comentar que, por dentro, os prédios universitários da UC tem todos aqueles cartazes de festas e manifestações politizadas que eu vi durante meus muitos anos de USP.


Vêem só? O Camões pode não ter estudado por aqui, mas no final das contas, as universidades tem lá as suas semelhanças, né? :)

Veja mais:

2 comentários:

  1. Veja quem está em primeiro na lista das 10 mais belas bibliotecas do mundo: http://casavogue.globo.com/interiores/top-10-as-mais-belas-bibliotecas-do-mundo/
    E eu diria que com grande vantagem em relação às outras!
    Já anote a próxima que vc vai conhecer: The Trinity College Library, Dublin, Irlanda =)

    ResponderExcluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)