quarta-feira, 16 de maio de 2012

Coimbra: o que fazer

Está indo conhecer Coimbra? A primeira parada é na Universidade de Coimbra, que descrevi com detalhes no post anterior. Ao redor dela, está o centro histórico da cidade, com coisas legais para ver, e ruazinhas bem antigas e estreitinhas.


Paço das Escolas (Via Latina), na Universidade
Sé Nova
Estando lá em cima da UC (que fica no topo de uma colina bem alta) dê primeiro uma espiada na Sé Nova, que fica logo atrás da Faculdade de Medicina.


Sé Velha
Depois, você faz o seguinte: pegue a escada que fica entre a Faculdade de Letras e o Paço das Escolas, e vá descendo toda vida. Me ensinaram esse caminho e não tem erro. Se for fazer esse percurso na subida, é mais fácil de se perder, mas na descida é quase impossível (todas as ruas desembocam na mesma descida). Se pegar essa saidinha, com uns 5 minutos de caminhada, chegará na Sé Velha, que começou a ser construída no século XII e é linda, com um estilo medieval. Pode-se visitar por uma contribuição de 2€ para as obras da Sé.

Rua Quebra-molas
Ao redor da Sé Velha, há algumas lojinhas de souvenir, e pegando as escadarias da Rua Quebra-molas, há mais opções. Os enfeites mais fofos que achei eram as louças típicas de Coimbra, um amor! Há loucinhas em várias lojas, mas é bom pesquisar: alguma tem desenhos mais caprichados (é tudo pintado a mão).

Arco de Almedina
Continue caminhando mais uns 5 minutos (na descida! Subindo leva-se bem mais hahaha) e chegará no Arco de Almedina e Porta da Barbacã. O Arco, antigamente, era a principal entrada da muralha medieval.


Rua Ferreira Borges
O Arco dá acesso a esta rua, uma das principais de Coimbra, onde há algumas padarias, cafés e lojas (passe no outlet da Pull&Bear, coisas boas com preço ótimo! - e falando em compras, veja esse post). Não é muito comprida, e nos seus extremos, ficam o Largo da Portagem e o Largo da Igreja de Santa Cruz. Nesta última, visite a igreja, que é simples mas bem bonitinha, decorada com azulejos portugueses. Aproveite para fazer um lanche no fofo Café Santa Cruz.

Rua Ferreira Borges
Largo da Portagem
Igreja e Café Santa Cruz
Fado
O fado é um som lentinho, típico de Portugal, e dizem que o de Coimbra é mais ritimado. Assisti a uma apresentação do grupo Velha Cabra, durante o jantar oficial do congresso e os caras eram super simpáticos. Se quiser conhecer o som, veja se consegue encontrar uma apresentação deles em algum lugar.

Terminam aqui então, as dicas de passeio na cidade. Sugeri caminhar por esse trecho, pois foi a região que tive a chance de conhecer (era o percurso que fazia do hotel até o congresso na UC). Mas do outro lado da ponte (veja a vista da cidade no post anterior) fica o famoso Hotel Quinta das Lágrimas, que dizem que é bonito, mas eu não cheguei a conhecer. A depender do tempo na cidade, tente passar lá, ou fique apenas com o charmosinho centro histórico, se for como eu, vai achar uma graça!

Veja mais:

5 comentários:

  1. dea! sempre que passo por aqui encontro um montao de novidades incriveis!!! parabens pela riqueza dos posts - das fotos aos textos!!!! oba! beijoca, ju

    ps: os uniformes desses estudantes deram de 10 a 0 nos de harry pôhtter!!! (leia com o sotaque certo, please =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha obrigada Ju! Pois é, eu também só enxergava os alunos como Harry Potter hehe
      Não da pra ver na foto, mas de frente, todos eles ficam com coletes e gravatas escuras. É bem bonito! Se eu estudasse lá, ia usar com certeza!
      bjbj

      Excluir
    2. Ah! e agradeço também vc ser uma leitora tão assidua! Esse post eu tinha colocado uns 5 min antes de vc comentar hehehe :)

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)