domingo, 13 de maio de 2012

10 programas imperdíveis em Lisboa

Passei a última semana descrevendo com detalhes as coisas que fiz e comi em Lisboa. Agora é hora de fazer um resumão com os passeios mais legais para se fazer na cidade (clique nos links para ver os posts mais detalhados do blog, e as fotos):

1. Andar de bondinho
Não é um passeio turístico, mas rende uma experiência interessante, se espremendo pelas estreitas ruas antigas da cidade.

2. Visitar o Castelo de São Jorge
Além das bonitas muralhas, por ficar no topo de uma colina, rende uma ampla vista de Lisboa.

3. Ir descendo do Castelo a pé, até a Baixa
Visite a Sé de Lisboa e a Igreja de Santo Antônio, passe pela Praça do Comércio, e entre na Baixa pelo Arco Triunfal da Rua Augusta.

4. Passear pelo Bairro Alto
Mais agradável e descolado que a Baixa, há muita coisa legal para ver e comprar (se der sorte, vai escutar ótimas bandinhas tocando no meio da rua). Visite a fofa lojinha vintage A Vida Portuguesa.

5. Provar o pastel de belém do A Brasileira
No bairro Alto, não deixe de visitar o famoso café do Fernando Pessoa e tirar uma foto com a estátua dele. Garanta um lugar no balcão e prove o sensacional e cremoso pastel de belém de lá.

6. Provar o pastel do Pastéis de Belém
E já que o assunto é pastel, não deixe de provar o original (e super famoso) que fica lá mesmo, em Belém.

7. Passear por Belém
Depois de provar os pastéis, visite também o belíssimo Mosteiro dos Jerônimos e a famosa Torre de Belém, e dê uma espiada no Padrão dos Descobrimentos. O Pastéis de Belém e esses três ficam próximos, dá pra ir a pé.

8. Passear pela Avenida da Liberdade
Caminhe pela chique avenida, e se o bolso permitir, faça umas comprinhas. Passe pela Praça dos Restauradores e depois veja os lindos edifícios ao redor da Praça Dom Pedro. Próximo à Liberdade, coma uma típica comida Portuguesa no Solar dos Presuntos.

9. Comer no Hard Rock Lisboa
Parada absolutamente OBRIGATÓRIA se você gosta de rock ou hambúrguer (se gosta dos dois então, nem se fala).

10. Provar os peixes portugueses
Como todos já sabem, além dos doces a base de ovos e nata, o outro item famoso da dieta portuguesa são os peixes - sobretudo bacalhau. Visite a original Conserveira de Lisboa, loja só de latinhas fofas e traga algumas pra casa. Coma o ótimo bacalhau com nata do Tasquinha d'Adelaide, mesmo se não gostar do peixe (experiência própria!).

Assim, me despeço dos posts de Lisboa, na esperança de que tenha deixado vocês com vontade de conhecer a cidade. Confesso que pessoalmente não era um dos lugares do mundo que tinha mais vontade de conhecer: grande injustiça! Além de alguns pontos bem bonitos que tem para se ver e coisas maravilhosas para comer, o povo de Portugal faz toda a diferença. Ao contrário dos gringos antipáticos que a gente tem que aturar em certos cantos, ô povinho amável e engraçado. Bata papo com as figuras sempre que possível, garanto renderem muitas pérolas e risadas.

Veja mais:

4 comentários:

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)