domingo, 14 de outubro de 2012

Edimburgo, entre gaitas e whisky

Ao descer do trem em Edimburgo e pisar pela primeira vez em terras escocesas, duas coisas me vieram à cabeça:

"Ok, definitivamente chegamos na Escócia!". A recepção típica veio por um senhor que tocava gaita de fole, todo vestido à rigor (incluíndo kilt, óbvio!), bem na saída da estação. Lá, é muito comum ver estes moços em lugares mais turísticos (com a caixinha do lado aguardando uma contribuição), o que eu acho incrível, pois adoro o som de gaita de fole!

O segundo pensamento é de que Edimburgo realmente é linda. Ao sair da estação, você já consegue avistar o Castelo de Edimburgo no topo da colina, do lado de outras construções bem bonitas. Se tiver a sorte de pegar um dia bonito (e vamos falar em sorte mesmo, pois o clima de lá não é muito amigável), com certeza terá a mesma impressão.

Fim de tarde em Edimburgo
O que fazer:
Castelo de Edimburgo: O castelo é bonito e bem grande, e devido à sua localização, rende uma bela vista da cidade. Visite os museus militares, com curiosidades bem interessantes, e veja as jóias da coroa. Em uma das salas, estava acontecendo uma pequena apresentação de música típica, e tivemos a sorte de chegar bem na hora. Repare na minúscula capela St Margaret's Chapel, a construção mais antiga de Edimburgo ainda de pé. A entrada no castelo custa £14.50.

Vista do castelo, onde se vê o Scott Monument e o Calton Hill (que falo mais pra baixo)

St Gile's Cathedral: Próxima do castelo, a catedral é razoavelmente pequena e não impressiona muito por fora. Por dentro, porém, achamos lindíssima, especialmente um canto que é coberto por bandeiras. A entrada é gratuita mas eles pedem uma contribuição de £2 para fotografá-la.


Holyhood Palace: O palácio é o equivalente de Buckingham: é o local onde a rainha fica quando vai à Edimburgo. A visitação dos luxuosos aposentos (que não fizemos) custa £10.75.


Scott Monument: Monumento super bonito, de inspiração gótica, para homenagear Walter Scott, escritor nascido em Edimburgo. É o maior monumento do mundo em homenagem a um escritor. Fica na Princes Street, que é um lugar muito gostoso para passear. Há um belo parque ao lado de uma das calçadas, e a outra é o local das comprinhas, seja nas populares Zara, H&M e Primark, ou nas típicas lojas de souvenirs escoceses.


Greyfriars Bobby: O cachorro Bobby ficou desolado depois da morte precoce do seu dono, passando a viver próximo do seu túmulo. A atitude leal do cãozinho despertou a admiração dos moradores da região, que passaram a cuidar do Bobby, e rendeu uma estátua em sua homenagem, que é reproduzida em várias gift shops de Edimburgo. Lindo!


Calton Hill: Edimburgo já foi conhecido como "A Athenas do norte", como se nota pelos monumentos dessa região, que ficam bem próximos. O National Monument teve sua construção iniciada com base no Parthenon, mas ficou inacabado. Já o Dugald Stewart Monument foi inspirado na Torre dos Ventos, também em Athenas. Sem inspirações gregas, o Nelson's Monument foi construído para homenagear o Lord Nelson, morto na batalha de Trafalgar.

Fui acusada de usar Photoshop nessa foto, mas juro que não é verdade! :)

The Scotch Whisky Experience: É fato que a Escócia é o lugar do Whisky, e um ótimo local para umas comprinhas é esta loja, super grande e bonita. São vendidas garrafas e também miniaturas que são ótimas para presentar alguém (e mais práticas para trazer na mala). Apesar de arrumada, a loja não é cara: vi garrafas mais baratas do que em outras lojas de souvenirs próximas do Castelo/Catedral.


WHISKI Bar: Se não quiser correr o risco de quebrar garrafas na sua mala, pode experimentar os famosos whiskeys por lá mesmo: esse bar oferece alguns "combinados" de whisky (à partir de £16) e drinks à base da bebida. É um bar bem legal, que vou falar mais à respeito no próximo post.


Onde ficar:
Ficamos hospedados na mesma rede de hotéis que ficamos em York, o Premier Inn. Gostamos da localização, pois fica na Princes Street que é uma rua que comentei alí em cima que é gostosa e cheia de lojinhas. Além disso, há vários pubs/restaurantes legais nas ruas próximas. É possível ir a pé até a estação de trem e a região do Castelo. Aliás, Edimburgo é pequena e dá pra fazer tudo que falei nesse post a pé, se não se importar com algumas subidas.


O que mais?
Há ainda duas coisas bem legais sobre Edimburgo, que merecem posts próprios (até para esse não ficar gigante). Uma, é que a cidade tem lugares muitos legais para comer e beber. A outra, é que o interior da Escócia é lindíssimo e vale uma visita!

Por isso, não perca os próximos capítulos, para aproveitar ao máximo essa cidade linda: onde comer e beber e a beleza das Highlands.

Veja mais:

2 comentários:

  1. Dea, estou amando tudo! As fotos estão lindas mesmo! Parabens.Bjocas Dinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Adorei!
      Continue acompanhando pois em breve chegam as dicas de Londres :)
      beijos

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)