terça-feira, 2 de outubro de 2012

Além de Londres: lugares incríveis para fazer um "bate-e-volta" - Parte 1

Quem leu o post anterior já pegou o espírito de que o tema dos próximos (muitos) posts será Londres. Mas antes vamos tirar um tempinho para falar de outros lugares bacanas também, shall we?

A dimensão pequena da Europa permite visitar vários lugares, mas o problema de ficar pulando de cidade em cidade é que cansa pra caramba (ô preguiça de ficar fazendo check-in e check-out em hotel, e carregando as malas por todo canto!).

Quando fomos para a Inglaterra, queríamos conhecer outras cidades além de Londres. E a parte boa é que muitas eram próximas de lá, então a gente não precisava embarcar de mala e cuia: dava pra sair cedo, passar o dia fora, e voltar para Londres a tempo de jantar num lugar bacana e dormir no mesmo hotel em que já estávamos hospedadas.

Para conhecer cidades próximas, você pode fazer um esquema de bate-e-volta de duas formas: via tour, ou por conta própria. Vou contar sobre os lugares que conhecemos (e recomendamos!) e como fizemos para chegar até eles.

Salisbury/Stonehenge
O que fazer: Salisbury é uma cidade pequenininha, rodeada por paisagens bucólicas, uma gracinha! O cartão postal de lá é a Catedral de Salisbury, que tem a maior "spire" (aquela torre pontuda) do Reino Unido. A catedral é super bonita e abriga o relógio mais antigo do mundo ainda em funcionamento (que só marca as horas, dado que os minutos não eram relevantes naquela época) e a cópia mais bem conservada da Magna Carta (assinada com um selo pelo Rei João Sem Terra, que sabia ler, mas não sabia escrever). Achei curioso que, apesar da enorme torre, a catedral tem apenas 3 metros de fundação, e sendo assim, não possui cripta. Foi a catedral de Salisbury que inspirou a catedral dos livros Os Pilares da Terra, de Ken Follet.


Já em Stonehenge, a gente pode apenas apreciar a vista (as pedras ficam próximas a uma estrada numa região onde não há mais nada) e especular como elas foram parar ali. Para conservar a construção, que está de pé desde a pré-história, há uma cerca para os turistas não atravessarem. Mesmo assim, é possível vê-las de uma distância razoável, e rende boas fotos!

Para ter noção do quão perto dá pra chegar :)
Como ir: Fizemos esse passeio com um tour, e há várias empresas que fazem o combo Salisbury-Stonehenge, pela proximidade dos dois. Escolhemos o London Walks, que fazia o passeio pelo valor de £60 (incluíndo o trem para Salisbury, entrada na catedral e ônibus particular para Stonehenge). Se você quer visitar apenas Salisbury, pode simplesmente pegar o trem que parte da estação Waterloo (é o mesmo que o tour pega). Optamos pelo tour nesse caso devido ao trecho até Stonehenge. A guia contou curiosidades bacanas e ocorreu tudo certinho. Não precisa agendar com antecedência, você leva o dinheiro, encontra a guia na estação e paga na hora.

Nos próximos posts, nossos outros destinos de bate-e-volta: Warwick/Stratford-upon-Avon/Oxford, e Windsor!

E se quiser saber o que fazer em Londres, veja o post O melhor guia de Londres de todos os tempos, e descubra onde comer, beber, se hospedar e o que visitar em Londres.

Veja mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)