domingo, 7 de outubro de 2012

Liverpool, yeah yeah yeah


É legal aproveitar a ida à Londres para conhecer algumas cidades próximas de lá. Dependendo do passeio, dá pra ir e voltar no mesmo dia (veja aqui, aqui, e aqui). Não é o caso de Liverpool: é uma cidade para passar realmente o dia inteiro, sem perder a noite de lá, que é uma das partes mais bacanas da cidade. Daqueles lugares cheio de bares com música ao vivo e gente andando pela rua meio "alegre".

Minha intenção em Liverpool era clara, bem definida, e se resume em uma palavra: Beatles!!!! Mas há também outras coisinhas na cidade que não estão necessariamente ligadas ao fab4. Vamos então a um post completo de dicas de Liverpool: onde comer e beber, onde comprar e se hospedar, o que fazer, como se locomover, e mais!

Good day sunshine!
Chegamos em Liverpool. O que há para ver? Uma conhecida região em Liverpool é a zona portuária de Albert Dock. Repleta de restaurantes, abriga fofas lojinhas de souvenirs dos Beatles, o Museu The Beatles Story (que não tivemos a oportunidade de ir, mas parece bacana) e até um Yellow Submarine de verdade. É de lá que partem também alguns ônibus turísticos (veja tópico abaixo).


Liverpool abriga também um grande shopping a céu aberto chamado Liverpool One, ótimo para umas comprinhas e um lanche (caminhando a pé pela cidade, dá para cortar alguns caminhos pelo shopping). É super agradável, e estava havendo um concurso de música (em vários corredores, pessoas tocavam piano com uma caixinha de votação do lado). Em Liverpool, fica a maior catedral anglicana da Grã-Bretanha (é tão grande que deixa de ser bonita e vira desproporcional, sabe?). Ah, e como não amar um lugar que tem um aeroporto chamado John Lennon Airport?



Roll up, roll up for the magical mystery tour
Um passeio que recomendo MUITO fazer em Liverpool é pegar o ônibus do Magical Mystery Tour. A explicação: a região de Albert Dock, Liverpool One, Cavern Club etc, é pequena e dá para caminhar a pé tranquilamente. Mas os locais relacionados aos Beatles ficam no subúrbio de Liverpool, que não é tão próximo assim, e não sei dizer como se faz para chegar até lá por conta própria. O bom do tour é que ele faz uma geral por lugares como Penny Lane, Strawberry Fields, St. Peter’s Church (onde Paul e John se conheceram) e as casas onde os quatro nasceram/passaram a infância, terminando no Cavern Club. As pessoas descem, se emocionam, tiram fotos e voltam para o ônibus para o destino seguinte. Bem prático para ter uma visão geral dos lugares relacionados ao quarteto.


Outros motivos para amar o tour: o ônibus que parece ter surgido de um túnel do tempo, as músicas que tocam ao se aproximar de cada ponto, a mistura de gente de todas as idades e lugares do mundo com uma mesma paixão em comum (é brega, mas vai, é bonito!). Outro forte motivo é o guia hilário que arranca risadas durante todo o passeio (se seu inglês não for muito bom, talvez tenha um pouco de dificuldade para entender o sotaque infeliz de Liverpool). Ele também mostra outros pontos da cidade (como a gigante catedral anglicana) e dá pra ter uma visão geral bacana. Foi uma das minhas partes favoritas de toda a viagem!


O tour custa £16, sai de Albert Dock, leva cerca de 2:30h e você pode comprar online (recomendo, pois todos lugares estavam esgotados quando fizemos o passeio). Por dia saem dois ônibus, um pela manhã e outro à tarde. Apenas vemos as casas de fora, para visitá-las por dentro, devem ser agendados passeios com outras empresas, que fazem a visita em grupos pequenos.


Just let me hear some of that rock and roll music
Informação importante: se você vai passar apenas um dia em Liverpool, escolha quinta-feira ou sábado. O motivo, é que estes são os dias em que há cover dos Beatles se apresentando no Cavern Club (mas dá uma olhada na programação antes, vai que muda).

O Cavern não é o primeiro lugar onde os Beatles tocaram, mas foi lá onde deram início à fama, com mais de 200 apresentações em 2 anos. Além deles, muita gente já tocou no Cavern Club, e esses nomes ficam gravados na parede de tijolos em frente. O Cavern foi demolido há alguns anos, mas após uma forte comoção, foi reconstruído usando as mesmas pedras da construção antiga.


Se for à noite, em dia de show, vá com roupa bem fresca! O Cavern é, literalmente, um club underground: você desce as escadas até uma caverninha de tijolos, sem janelas, ventilação, nada (faz um calor miserável lá dentro!). Todas as paredes são escritas com nomes das pessoas que estiveram por lá, se quiser deixar a sua marca, carregue uma canetinha. Fomos na quinta e o show foi excelente! Vale a pena dizer que é bem longo (bem maior que as 2 horas indicadas no site), e as músicas são tocadas em ordem cronológica (começa com os yeah yeah yeahs, e daí vai).

A entrada no Cavern Club é barata (£2.50) e você pode comprar online. Se fizer o passeio do Magical Mystery Tour, pode voltar de graça no Cavern à noite. É bom visitá-lo também cedo, por volta das 16h, (quando não há tanto movimento de gente) se quiser ver melhor o lugar, visitar partes que são fechadas à noite, e fazer umas comprinhas na gift shop com mais tranquilidade.

Cavern Club à tarde
Vitrines de souvenirs
Cavern Club à noite
Hard Day's Night
Depois de um dia bem movimentado, você merece uma noite confortável. Minha recomendação para hospedagem em Liverpool é no excelente Base2Stay: bonitinho, cool, com bons preços e bem localizado (dá para ir a pé até o Cavern Club, Albert Dock, estação de trem, etc). A rua do hotel em si é um pouco deserta, mas há varios bares nas ruas transversais e uma das entradas para o Liverpool One logo em frente. Eu e minha irmã andamos por lá à noite sem problemas.



Tangerine trees and marmalade skies
Para comer em Liverpool, Albert Dock é uma ótima opção, por ser cheio de restaurantes bem movimentados, com vista para o porto. Lá, comemos uma deliciosa pizza de massa fininha no Pizza Express (a partir £7 individual). Tínhamos a intenção de ir no Gusto, um italiano bonitinho, movimentado e com bons preços, mas havia muita espera e desistimos (depois conhecemos a unidade de Edimburgo - veja aqui). Acabamos parando no Pump House, que é melhor para beber do que para comer: os sanduíches de carne (£6) e mussarela (£5) estavam bem fraquinhos, mas os pints de Carling e Old Golden Hen, na medida!

Pizza Express
Pump House
Outra opção para comer é o Liverpool One, que tem vários restaurantes também populares em Londres como o Wagamama, Jamie's Italian e o Nando's. Este último, um português especializado em frango, onde você paga £10 para comer um franguinho bem saboroso (levemente picante) com dois acompanhamentos. Opções de molhos - bem apimentados - ficam à mão se quiser acrescentar depois. Fechamos o jantar com pastelzinhos de belém, que me remeteram mais a Portugal do que o franguinho picante.


Por fim, por ficar na ponta oeste da Inglaterra, Liverpool é um bom ponto de partida para fazer um bate-e-volta no norte do País de Gales. Foi o que fizemos: conhecemos o sensacional castelo de Caernarfon e voltamos para curtir a noite de Liverpool. Mas isso é história para o próximo post.

Por agora, termino aqui um dos mais longos posts do blog, na esperança de tê-los deixado tão empolgados com Liverpool quanto eu estava. Musical e descolada, certamente a cidade vale a visita quando estiver planejando um roteiro Across the Universe! :)

Veja mais:

2 comentários:

  1. Ola Andreia, tudo bem? Curti muito seu blog. Suuuuper completo e com dicas otimas. Vou pro Reino Unido em julho com meu marido e ficarei 15 dias entre Londres, Liverpool, Edimburgo, Dublin e Galway. Em média uns 2 dias em cada local, so Londres, um pouco mais. Fiquei pensando se em edimburgo daria pra esticar até Glasgow (1 dia em cada) ou se vale mais ficar so em edimburgo mesmo. Adoraria ver mais locais...mas o tempo e a grana são meio curtos... ja agradeço qq dica a mais! Abraços! Marina (marina_uel@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina! Obrigada! Embora Glasgow seja bacana, eu recomendo que você fique só em Edimburgo mesmo, pois a cidade é mais bonita e turística, e assim a sua viagem não fica tão cansativa, já que você está incluindo outros destinos também. Abraços!

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)