quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Além de Londres: lugares incríveis para fazer um "bate-e-volta" - Parte 2


Contei no post anterior sobre o quanto é bacana ficar hospedado em Londres mas tirar uns dias para conhecer outros lugares próximos. O primeiro destino foi Salisbury/Stonehenge. Vamos partir para o seguinte?

Warwick/Stratford-upon-Avon/Oxford
O que fazer: O barato de Warwick é visitar o Castelo de Warwick, que atualmente se encontra rodeado por jardins e grama verdinha e é lindíssimo por fora. A visão ao chegar no castelo, é a de que você foi transportado para algum filme que se passa na Idade Média. Por dentro, já não achei o castelo tãaaao legal, pois ele é administrado pelo grupo do Madame Tussauds, e possui algumas atrações meio "Disney", sendo que alguns elementos decorativos não estão de acordo com a época em que o castelo foi construído. A entrada no castelo é paga, e, dependendo das atrações, paga-se ainda uma quantia adicional. Há algumas coisas para crianças, e para os adultos, o melhor é admirar as partes da construção que não estão decoradas com aqueles elementos fake. Certamente vale a visita, especialmente por conta de sua importância histórica, mas não se programe para passar um dia todo por lá, pois o castelo pode ser visitado num passeio de até 2 horas com tranquilidade. Sobrando algum tempo, iria conhecer a cidade de Warwick, que fica a alguns minutos de caminhada do castelo.
(Se você gosta de castelos, veja o post de Windsor e Caernarfon!)


Stratford-upon-Avon, para quem não conhece, é a cidade de Shakespeare. Lá, podemos visitar a casa onde ele nasceu, sendo que, antes de entrar na atração em si, há uma apresentação bastante válida resumindo a obra do grande autor. Alguns móveis originais são mesclados a detalhes que foram reproduzidos para serem fiéis à epoca. O que acho interessante desse período é que as pessoas costumavam ser bem mais baixas, por isso as camas são bem menores, e o teto mais baixo. Reparem nesses detalhes! A cidade é pequena e fofíssima, dá vontade de passar a tarde toda entre as construções no estilo Tudor, que marcam a arquitetura da cidade.


Já a cidade de Oxford em si, não é tão bonita (e nem pequena, pegamos um trânsito considerável lá), mas vale a pena conhecer pela Universidade de Oxford. Muita gente importante já estudou lá, como J R R Tolkien, Bill Clinton, Stephen Hawking e mais outros que você vê nessa lista. É bacana conhecer o campus, e para os Harry-Potter-Maníacos, a sala que serviu de inspiração para o refeitório do filme. Tem quem diga que as cenas foram filmadas lá, mas não é verdade: uma versão maior do salão foi reconstruída no estúdio da Warner (que também visitamos). Já os fãs de As Crônicas de Nárnia podem ver a estátua do Fauno e a luminária que inspiraram o autor.

Só faltaram as velas flutuando!
O fauno de Nárnia
Como ir: Fizemos também este passeio com um tour, e a empresa escolhida foi a Golden Tours (o passeio custou cerca de £68). A guia ia contando histórias no ônibus e nos deixou livre nos dois primeiros destinos. Em Oxford, ela caminhava com o grupo mostrando detalhes que passariam desapercebidos.

O passeio foi ótimo, mas identificamos um ou outro probleminha com o tour. Por exemplo, o ônibus passa em alguns hotéis buscando o pessoal, mas depois leva todos para uma estação de onde sai outro ônibus (assim, acabamos acordando cedo mas só saímos de Londres por volta das 10h). De qualquer forma, é inviável visitar os três locais de uma vez só se fizer por conta própria, por isso recomendamos escolher algum tour (há outros com pacotes semelhantes). Se tiver planos de conhecer apenas a Universidade de Oxford, vá cedo, pois a visitação encerra à tarde (por volta das 16h, se não me engano).

No próximo post, nossa dica final de bate-e-volta: Windsor!

E se estiver gostando das dicas, veja também o roteiro que preparei para curtir Londres ao máximo: O melhor guia de Londres de todos os tempos.

Veja mais:

2 comentários:

  1. Olá! Que bom achar dicas sobre o Warwick Castle, procurei em sites brasileiros e não achava nada. Estou pensando em visitar Warwick em julho desse ano, vale a pena mesmo? Vi que eles tem algumas coisas especiais, tipo a torre do Merlin...
    Parabéns pelo blog!
    Abraços,
    Carol.
    cacau15@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol!
      Achei que vale a pena sim, especialmente por fora, rende uma paisagem bem bonita!
      Não visitei as atrações especiais pois estive lá com um tour, como falei no final do post, e o passeio durou cerca de 2 horas. Nesse tempo, deu para percorrer todo o castelo, mas sem entrar nas torres especiais (que são cobradas a parte).
      Obrigada pela visita!
      Abraços

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)