domingo, 10 de junho de 2012

Barcelona: o que fazer (parte 2)


Se o post passado foi dedicado ao Gaudí, agora é hora de falar sobre o passeio pelo Bairro gótico, La Ribera e arredores. Tem bastante coisa para ver e acaba sendo um passeio longo, mas tudo que descrevo abaixo pode se fazer a pé, ok? Sugiro começar o passeio pela Plaça Catalunya (tem uma estação de metrô lá). Anota aí para conhecer:

Catedral de Barcelona:
Belíssima catedral no estilo gótico, muito linda mesmo! A catedral foi construída entre os séculos XIII e XV e vale muito a visita.
Entrada: durante a semana, é gratuita em um certo intervalo (se não me engano, antes das 13h e depois das 17h).


Praças góticas:
Além da Plaça de la Seu, onde fica a Catedral, há varias praças pelos arredores do bairro gótico. Na Plaça de Sant Jaume, está o o Palau de la Generalitat (parlamento da Catalônia), e a Capela de São Jorge, construída no século XV. Na Plaça de Ramon Berenguer el Gran, está um conjunto de bonitas muralhas romanas que restaram da época do Baixo Império.

Plaça de Sant Jaume
Plaça de Ramon Berenguer el Gran

Carrer de Montcada:
A rua super estreita e com ar medieval é uma gracinha, repleta de lojinhas e lugares interessantes para comer (recomendo fortemente o Lonja de Tapas). É também onde fica o Museu Picasso (entrada 11€), onde estão reunidas muitas das obras do artista. Destas, a mais famosa é uma série de interpretações do quadro "Las Meninas" de Velázquez (exposto no Museo del Prado, em Madrid).

Montcada
Museu Picasso

Mercado de Santa Caterina:
Saindo da Montcada, você pode subir a Via Laietana (uma avenida larga) em direção ao antigo mercadão. É muito mais simples do que o Mercado de San Miguel, em Madrid, por isso não acho que compensa a visita. Mas, se passar por ele, repare no teto colorido e ondulado.


Palau de la Música Catalana:
Caminhando na mesma direção, você chegará no Palau de la Música Catalana, um auditório de música que recebe visitas (guiadas, somente). Eu tinha vontade de fazer o passeio (basicamente, tudo que tem "música" no nome já desperta de imediato o meu interesse), mas as visitas são apenas até as 15:30, e eu cheguei lá depois disso. Para mim, ficou pra próxima, e para vocês, fica a dica.
Entada: 15€, visitas guiadas, das 10:00-15:30h.


Igreja de Santa Maria del Mar:
Na direção oposta da Via Laietana, um pouco abaixo da Montcada, fica a igreja de Santa Maria del Mar. É uma igreja simples, porém bonita, construída pelos trabalhadores mais humildes, para homenagear a santa padroeira dos marinheiros e pescadores. Repare no barco que fica na frente da imagem da santa, no centro da igreja. Se pretende fazer a visita, cuidado com o horário da siesta: ela fecha entre 13:30 e 16:30h.
Entrada: gratuita.


Barceloneta:
Descendo mais ainda, chegará na região da orla de Barcelona, onde fica a Barceloneta, famosa praia de lá. Confesso não ter gastado um tempo na Barceloneta em si, pois estava muito frio (e minha veia baiana pede praia no calor :). Na região da orla, repare no Cap de Barcelona, uma escultura criada pelo artista pop Roy Lichtenstein e no simpático Gambrinus, uma escultura de lagosta com um sorrisinho estilo cartoon muito engraçadinha.

A minha foto ficou distante: aqui tem uma melhor da carinha da lagosta

La Rambla:
Finalmente: estando em Barcelona, não se pode deixar de conhecer a principal rua de lá: La Rambla. Deixo para o final do roteiro pois é uma rua legal de ir a noite, repleta de barzinhos e restaurantes, sempre bem movimentados (vale para os arredores também). Escolha o lugar que mais te agrada e experimente (muitos deixam o menu visível na porta). Cuidado pra não confundir: a La Ramba termina na Plaça Catalunya, a partir da qual começa a rua Rambla Catalunya. A segunda possui também opções para comer e beber, mas a primeira é que é a mais famosa, tá? La Rambla fica também na região do bairro gótico e é perto das outras coisas que falei.

Finalmente, confesso (provavelmente em meio a pesadas críticas) que não me abalei para conhecer o Estádio do Barcelona. Me dêem um desconto: meu interesse em futebol é zero e os dias na cidade meio contados, então achei mais legal usar meu tempo para compras, passeios e comida. Mas, lógico, um roteiro completo deveria incluir a visita ao estádio, que dizem ser lindo. Só pra saber, ele fica bem fora de mão das coisas que já falei no blog: é preciso estudar a melhor forma de chegar até lá.

Veja mais:

Um comentário:

  1. Para já chegar em Barcelona louco para conhecer a Igreja de Santa Maria del Mar, recomendo a leitura prévia do ótimo A Catedral do Mar, de Ildefonso Falcones. Mesmo sendo um romance, a pesquisa histórica do autor é incrível, e entre os muitos detalhes da construção da Igreja, ao redor da qual se desenvolve a narrativa, é possível perceber o tamanho da devoção dos humildes trabalhadores que passavam suas horas de descanso a carregar imenso blocos de pedra nas costas, desde Montjuic até o canteiro de obras. Chamados "bastaix", esses trabalhadores estão homenageados na fachada na Igreja.

    ResponderExcluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)