segunda-feira, 12 de maio de 2014

Seul: onde (e o que) comer - Parte 2

Comecei a falar no post anterior sobre as comidas em Seul. Vamos continuar a comilança?

Vitrine
Em algumas regiões da cidade, os restaurantes possuem apenas cardápios escritos em coreano. No COEX Mall (onde fiz boa parte das minhas refeições), normalmente havia menu em inglês também. É comum os cardápios possuírem fotos dos pratos, o que facilita bastante a vida. Outros vão mais adiante e colocam na porta uma vitrine de produtos de mentira, que são bem fiéis. Arrisquei apontar na vitrine o prato que queria em um restaurante sem cardápio em inglês. Era um prato com arroz, algas e camarão empanado (8,500₩) e deu certo, estava ótimo! :)
Onde: Sonoya, COEX Mall.

Prato que arrisquei pedir por uma vitrine como as das fotos de cima... e gostei!

Restaurantes do Korean War Memorial
Se seu roteiro em Seul incluir o Korean War Memorial (e deve incluir, pois é ótimo), aproveite para comer por lá. Há várias opções de almoço pelo memorial, mas eu recomendo muito o Kona Coffee na área externa, pois comi um macaroni and cheese com frutos do mar (13,000₩) que foi uma das coisas mais deliciosas da viagem. Além disso, o garçom, muito gentil, quando descobriu que eu vinha de tão longe, me preparou um drink típico coreano (Makgolri, “rice wine”) que estava bem gostoso.
Onde: Café do memorial (área externa), que fica na frente da gift shop, no andar de cima da praça de alimentação.

Delíiiiiiicia no memorial!
Ambiente bonitinho do restaurante.
Makgolri.

Pimenta
Como falei no último post, a comida coreana leva pimenta, mas normalmente ela vem à parte. Resolvi provar um prato que dizia ser apimentado no cardápio, para conferir essa fama, e olha, com pimenta não se brinca em Seul, viu? É forte mesmo, por isso fuja se não for sua praia. O prato em questão era um Udon com frutos do mar (7,000₩ - Udon é uma espécie de macarrão grosso mergulhado numa sopa que se come bastante por lá). Estava muito bom apesar da minha boca ter ficado pegando fogo depois.
Onde: Dakoban Korean Bistro, no COEX Mall.

Udon  apimentado.

Para refrescar (depois da pimenta...)
Não encontrei muitos doces em Seul, e a maioria dos restaurantes que fui não tinha cardápio de sobremesa. Por outro lado, é comum encontrar lojas e tendas de sorvete, smoothies, iogurtes e Bubble tea (este último, típico de lá). Adorei um smoothie de blueberry que provei em Myeongdong (4,300₩).
Onde: Smoothie King, comi em Myeongdong, mas há várias unidades em Seul.

Dando um tempo
Num dos primeiros dias em Seul, conversei com um russo que estava tentando fugir da comida coreana, sem sucesso. Contou que foi num pub irlandês, onde pediu uma salsicha com batata frita, mas a comida veio korean-style: a salsicha super apimentada, e as batatas, carameladas.

Apesar da má sorte do pobre do russo, nas regiões mais modernas da cidade é possível encontrar restaurantes com culinária (fiel) de outros países. Em Itaweon, há muito kekab e comida mexicana. No COEX Mall, há vários restaurantes internacionais (os de comida italiana eram bem bonitinhos). Lá, fui numa hamburgueria e me senti em NY, pois o clima não era nada asiático, com ambiente cool e um blues tocando de fundo. Comi o Ultimate Burger, com queijo gruyere e cebola caramelada, acompanhado de batatas fritas bem fininhas e um shot de milkshake de baunilha (14,000₩). Achei tudo ma-ra-vi-lho-so, tomaria uns 30 shots daquele milkshake!
Onde: Burger B, área externa do COEX Mall.

Coreano entende de hamburguer, viu?
Ambiente do Burger B.

Antes de embarcar
Pela Ásia há certas coisas que não se encontra por aqui, uma delas são os cafés totalmente temáticos. Havia visto que no centro há um café inteirinho com tema da Hello Kitty. No aeroporto, fica um que na minha opinião é ainda mais lindo: o Charlie Brown Café, onde TUDO é decorado com os quadrinhos. Luminárias, copos, menus, mesas e até os doces... é uma overdose de fofura!!! Me despedi de Seul com um iogurte de blueberry (5,500₩, sou fã).
Onde: Aeroporto de Incheon, ao lado do portão 113.


E é com o Charlie Brown que me despeço também dos posts de comida de Seul. Mas só deles, tá? No próximo relato, volto com dicas de hospedagem!

Ah! Se você acompanhou os posts de Londres do blog... tem Ben's Cookies em Seul. :D

6 comentários:

  1. Estou adorando seu blog e suas dicas!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Vivianne, fico feliz! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andrea. Estou na Coreia e estou usando muito suas dicas. Hj fui no Kona Coffee no Memorial. A entrada e meio esquicita, ne? Uma escada super apertada. So segui pq estava atras da sua dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, que bom! É sim, uma escada meio feia né, nem parece que vai levar para um lugar bonitinho... espero que tenha gostado!!

      Excluir
  4. Andreia parabéns pelo blog
    Estou no Japão e pretendo esticar ate Seul, e tenho 4 filhas não muito fãs da comida oriental
    1-Ha Mac Donalds ou similares?
    2-Nos restaurantes e comércios da pra usar bem o cartão de crédito?
    Emerson Calil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson!

      Nos bairros mais comerciais, você encontra com facilidade fast foods tipo Mc Donalds, Subway, etc. Starbucks é bastante popular na cidade também, há em vários lugares.

      Você irá encontrar com tranquilidade opções de fast-food nos seguintes bairros: Myeong-dong, Insadong, Itaewon e Gangnam (esse último, no shopping COEX Mall - aliás, nesse shopping há um aquário famoso que talvez as suas filhas gostem). No mercado em Namdaemun, acredito que hajam também fast foods, mas talvez a região seja muito cheia para suas filhas, se forem muito pequenas.
      Eu explico o que tem para ver e como chegar nesses bairros aqui:
      http://batepernabatepapo.blogspot.com.br/2014/05/seul-os-bairros-e-mercados-tipicos.html

      Já nos pontos turísticos, talvez você encontre algo próximo de Gyeongbokgung e Namsangol Hanok Village. Já na N Seoul Tower e Korean War Memorial Hall, eu me lembro de haverem bem menos opções, então talvez seja melhor comer nos outros locais que falei.
      O link para os pontos turísticos é esse:
      http://batepernabatepapo.blogspot.com.br/2014/04/seul-os-pontos-turisticos.html

      As demais regiões da cidade eu não visitei, mas nesses locais que te falei (que são os mais famosos de lá) você não deverá ter muita dor de cabeça nem com comida e nem com cartão de crédito. Eu usei cartão muito pouco, mas Seul é uma cidade de primeiro mundo e tem muita estrutura nesses locais que te falei. Se pretende fazer compras nos mercados e camelôs (em Myeong-dong, Insadong e Namdaemun), recomendo levar dinheiro (e inclusive, pechinchar :).

      Bem, é isso, espero que o blog te ajude e vocês façam uma ótima viagem!

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)