quinta-feira, 8 de maio de 2014

Seul: onde (e o que) comer - Parte 1

Esqueça a ideia de que ir pra Coréia implica em comer cachorro. Dizem que essa prática, aliás, está cada vez menos comum e só é vista em áreas mais afastadas da cidade. Antes de ir, eu já havia sido avisada que, ao contrário do que muitos pensam, a comida em Seul é muito boa. A seguir, o que vale a pena saber.

Potinhos
Em Seul, seu prato nunca vem sozinho. Sempre há potinhos adicionais com acompanhamentos, molhos e sopas variadas. Aliás, as sopas sempre são gostosinhas. Tipicamente, como falei aqui, a comida de lá é apimentada, mas normalmente os itens picantes vem nestes potes à parte e você mistura se quiser. Idem para os molhos adocicados (que no caso coreano, são doces MESMO!).

Talheres
O que impera por lá são os hashis de metal (nada de madeira). É comum nos restaurantes a mesa possuir alguma gaveta ou compartimento armazenando os talheres. Não vi garfo ou faca nenhum dos dias por lá. Menos intuitivo para nós, vi mais de uma vez pratos de carne serem trazidos à mesa com um pegador e uma tesoura (???).

Compartimento para colheres e hashis de metal.
Sim, é uma tesoura no prato do cara!

Bibimbap
É uma das comidas mais populares por lá. Leva arroz, carne, legumes e um ovo frito por cima. Vem acompanhado dos vários potinhos e a ideia é você misturar a coisa toda na cumbuca. É muito bom e pedida obrigatória para entrar no clima!
Onde: Brasserie do Intercontinental Hotel COEX, 38,000₩. Há muitas outras opções bem mais baratas pela cidade.

Bibimbap.

Kimchi
O kimchi é um acompanhamento tradicional que tem em todo santo lugar (é o potinho mais à esquerda na foto de cima, do Bibimbap). É feito com legumes fermentados e pode ser preparado de uma infinidade de formas. Eu provei várias vezes e odiei todas hehehe. Achei um gosto bem esquisito e diferente de qualquer coisa que temos aqui. Há pratos principais feitos a base de kimchi, mas eu sugiro experimentar primeiro como acompanhamento, antes de arriscar comprometer uma refeição inteira.

Barbecue
O churrasco coreano é outro prato popular que se vê bastante por lá, e normalmente é pedido em grupos. São tiras de carne que vem na grelha, juntamente com trocentos potinhos. Eu não arrisquei pois as porções aparentavam ser grandes e a carne parecia ter gordura (e eu sou realmente chata com gordura). No lugar, eu preferia sempre pedir pratos com frutos do mar, extremamente comuns por lá, que sempre me agradavam.

Comida de rua
Nos mercadões, há comidas bem esquisitas que normalmente são expostas junto com os camelôs (veja fotos aqui), mas eu não experimentei nada dessas coisas mais ousadas e portanto não me responsabilizo se alguém tiver piriri comendo esse tipo de coisa. Já as friturinhas e doces pareciam ser opções mais seguras para quem quiser arriscar nos mercados.
Onde: Em Insa-dong (especialmente doces), Myeongdong (especialmente frituras) e e Namdaemun (as mais esquisitas). Na loja de departamento da Hyundai (em Gangnam), no primeiro piso, há também várias barracas.

Fritura de rua em Myeongdong.

Rice Cakes
São docinhos típicos à base de arroz, cobertos e recheados com chocolate. Cuidado para não confundir com o choco-pie, igualmente popular (me disseram que não era tão gostoso, mas se quiser arriscar...). Os rice cakes são bem borrachudos e diferentes, o que comprei era da marca Lotte.
Onde: São vendidos em supermercados e lojas de conveniência.

Rice cakes (à esquerda) e choco pie (à direita), ambos da marca Lotte.

Topokki
Experimentei também o topokki, "rice cakes em versão salgada", com molho carbonara (8,000₩), num restaurante no COEX Mall. Parecia um nhoque de arroz e era muito, muito bom, tanto que comi nesse restaurante duas vezes. Em uma das visitas, pedi de entrada um mari (10,000₩), espécie de sushi quente com spam e ovo que era muito bom. Recomendadíssimo o restaurante, o ambiente era lindinho e moderno, e o atendimento, super bom.
Onde: School Food, no COEX Mall, perto do cinema Mega Box.

Topokki com molho carbonara: maravilhoso e um dos pratos campeões da viagem!
Mari, um sushi "alternativo".
Ambiente interessante do School Food, com cadeiras diferentes e uma árvore dentro do restaurante.

Ainda está com fome? Ótimo, pois a comilança continua no post seguinte. Clique para ver a parte 2!

3 comentários:

  1. Eu gostaria de sabe seria difícil para eu troca o real em won em seuol não será difícil encontra essas casa de câmbio que tenho como troca do real pro won ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fafa,
      Eu levei somente dólares, e não tive dificuldade em encontrar casas de câmbio no aeroporto e próximas de locais turísticos. Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Fafa,
    Algumas casas de câmbio aceitam o real para conversão.
    Descendo a rua em frente a saída 6 da estação Myeongdong, você encontra um painel com a exposição de moedas do mundo. O painel é de uma casa de câmbio, e lá informa que todas as moedas que estão no painel, eles aceitam a conversão.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)