domingo, 1 de abril de 2012

Grécia parte 3 - Santorini: restaurantes


Naoussa Tavern:
Na primeira noite em Santorini, depois de assistir aquele que é conhecido como o por do sol mais bonito do mundo, fomos ao Naoussa Tavern, recomendação extraída do Trip Advisor e reforçada pela simpática recepcionista do nosso hotel. Foi um dos poucos restaurantes da viagem no qual pegamos um pouco de espera. Formava-se uma pequena fila pela escada que conduz ao restaurante, todos degustando sua tacinha de vinho branco da casa oferecida como cortesia. O ambiente é simples, e assim você se sente verdadeiramente em Santorini: lugar alegre, decoração toda branca e azul, clima leve e pratos fartos (só faltou o mar – o Naoussa não tem vista). Foi lá que experimentamos pela primeira vez o baked feta, o tradicional queijo grego incrementado com tomate e temperos e assado no papel laminado. O sucesso foi tão grande que repetimos a pedida em todos os restaurantes que fomos a partir daí! De comer de joelhos! Depois veio o caprichadíssimo spaghetti with Tiger praws: uma massa surreal de tão boa, com um molho na medida e  camarões grandes de verdade! Só de lembrar dá água na boca... Ah! O serviço também merece comentários! É um restaurante familiar, e todos são gentis e acolhedores. Eu estava tão em casa que nem queria voltar! Enfim, é obrigatória a divertida e deliciosa comilança no Naoussa.
Onde: Lagoudera Shopping Center, Fira - Santorini
Naoussa - Baked feta
Naoussa - Spaghetti with tiger praws
Nikolas Tavern:
Na segunda noite em Santorini, fomos de Nikolas Tavern, novamente sugestão da moça do hotel. Também é um restaurante familiar, menor e mais despojado do que o Naoussa. Esperamos um pouco, mas logo conseguimos uma mesa, no salão apertadinho. O garçom não era muito simpático... Na verdade ele era meio mandão, o que acabou sendo até interessante... Ele deu até uma bronca na gringa que pediu mesa para cinco mostrando-lhe a palma da mão: sem nenhum rodeio, avisou logo que aquele gesto era ofensivo na Grécia, e que ela tinha que pedir a mesa indicando o número com as costas da mão viradas para o interlocutor. Valeu a lição! =) Voltando ao que interessa... A comida estava ótima, mas a apresentação era bem simples, pode não agradar aos paladares mais refinados. Fomos de meatballs com batata frita (molho muito bom!) e carne de veado ao molho de limão. Uma delícia também. Como não tinhaa cerveja Mythos, o garçom escolheu pra gente a igualmente grega Alpha (aprovada). As opiniões sobre o restaurante no Trip Advisor não são de todo positivas, a maioria reclama do serviço. Talvez se tivesse lido antes de ir não teria arriscado. Eu recomendaria, mas confesso que gostei mais dos outros dois restaurantes que conheci em Santorini (Naoussa e Ellis).
Onde: Fira - Santorini

Nikolas Tavern - Carne de veado e meatballs
Ellis Restaurant:
Almoço de despedida em Santorini... Acertamos e concluímos a estadia na ilha com um grand finale! A maravilhosa refeição derradeira foi no Ellis Restaurant. Dessa vez escolhemos uma opção debruçada sobre o mar azul e o Caldera. Da sacada do restaurante dava para ver a própria Fira, com suas casinhas incrustadas pelo paredão. Só a vista já valia a visita. Mas logo descobrimos que a cozinha não ficava atrás: fomos de novo de baked feta (que já tinha virado obrigatório), e como o dito queijo nunca é demais, de stuffed kalamari, lula recheada com vegetais e... feta! Nossa, show de bola!! O prato veio super bem apresentado, e o sabor era melhor ainda. A torta mousse de sobremesa também estava deliciosa, e foi cortesia da casa. Aliás, serviço super gentil e atencioso. Apesar de ser mais arrumado que as tavernas, a faixa de preço se mantém. Deve ser incrível no final de tarde, mega romântico. Voltaria com certeza!
Onde: Caldera, Fira - Santorini (próximo à Catedral)
Ellis - Baked Feta
Ellis - Stuffed Kalamari
Ellis -  Vista
Ellis - Entrada
Veja todos os posts:

2 comentários:

  1. Humm que sol maravilhoso! Acho que eu prestei mais atenção no sol que nos pratos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha páreo duro de dizer o que é mais bonito nessa foto, se a vista ou o prato ;)

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)