segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Onde beber em Londres: bons pubs e boas cervejas


Já andamos comendo bastante pelo blog, não? Depois de ver alguns restaurantes em conta, mais restaurantes e mais comidinhas, é hora de falar de cerveja!

Na maioria dos pubs londrinos, o esquema funciona da seguinte forma: você mesmo descola sua mesa e faz o pedido e pagamento direto no balcão (alguns locais só aceitam dinheiro). Se estiver pedindo bebidas, você mesmo as leva para a mesa. Se for comida, o atendente leva até você (por isso não adianta chamar os garçons para te atender, eles apenas levam e recolhem os pratos).

Para não ficar perdido, saiba que existem vários tipos de cerveja por lá:

Carling (lager)
Lager e Pilsner: São as cervejas claras, mais similares às que bebemos aqui no Brasil. Boas lagers que tomamos por lá foram a Carling e a Foster's. Também aprovamos a Freedom Pilsner.

Ale: Mais avermelhada e amarga, é um tipo bastante popular pelas bandas londrinas. Ales famosas que bebemos foram a London Pride e Old Golden Hen.

Old Golden Hen (ale)
Stout: É a cerveja escura. Não vá confundir com o docinho chopp Brahma Black que temos aqui no Brasil: a stout é super torrada. Não tomamos nenhuma stout por lá porque não somos muito chegadas, mas um exemplo popular é a Guinness.

Cider: Uma outra "variação" são as sidras. Provamos a Magners e a Strongbow, que são marcas bem famosas de cider. Cuidado com esse tipo, pois o gosto é bem diferente de uma cerveja e nem sempre há a indicação de que são sidras (as bombas são similares as dos chopps). Bom confirmar antes de pedir. Para quem gosta de Stella Artois, vale a pena buscar a versão sidra nos mercados londrinos.


Resumindo, há vários tipos de cerveja, e alguns possuem sabor bem forte. Por isso, se você não for muito ligado em cerveja, recomendo perguntar ao barman pelas lagers da casa, pois é o tipo mais difícil de errar (pronuncia-se "láguer"). Os chopps são medidos em pint (quase 500ml) ou metade disso (half pint).

Alguns pubs bacanas que visitamos:

Já falei do ambiente lindo e da deliciosa comida thai do Churchill Arms nesse post. Além dos pratos, o pub conta com chopps da cervejaria Fuller's. Vale contar que a fábrica da Fuller's fica dentro da cidade e as cervejas são feitas lá mesmo. Tomamos a London Pride, a Discovery (que não gostei pois achei muito aguada) e a Honew Dew (adocicada com gostinho de mel, amei), todas £4. É um pub imperdível!




Já falei aqui das sensacionais pies do pub, que fica em Covent Garden. Além delas, preciso comentar sobre as cervejas divinas que tem lá, da cervejaria St. Peter's (uma fábrica não tão comum de se encontrar por Londres). Provamos 4 cervejas (todas custam £4.75), e não sei dizer qual a mais sensacional: a Golden Ale e a Suffolk Gold são ales clarinhas, que chegam a lembrar um pouco uma lager. A Fruit Beer e a Honey Porter são fiéis ao nome, sendo uma frutada e a outra adocicada. Todas maravilhosas! Ao contrário de pubs onde há uma certa confusão no balcão, o Porters English tem  um cardápio organizado, com a descrição de cada cerveja e seu teor alcóolico.



Além do Porters English, o Windmill é um ótimo lugar para comer pies, com alguns sabores diferentes - a de batata doce, lentilha e queijo feta (£9.55) estava ótima! Ótima também foi a ale recomendada para acompanhar a pie: Waggle Dance (£4), adocicada e levinha. Portanto, prove as tortas e aceite as sugestões do cardápio, da cervejaria Young's. Fica perto da Oxford Street.



Já falei sobre as comidinhas do pub australiano nesse post. Avaliando o lugar sob olhares etílicos, recomendo a lager Carling (£4) e a ale John Smith (£4) - um pouco amarga, mas boa. É um bar bom para assistir jogos, pois possui um telão gigante e mesas grandes. Na segunda-feira, as mesas saem para dar lugar a uma pista de dança e o pub vira uma balada forte, conforme nos contaram (estávamos numa pegada tranquila e fomos numa terça). A unidade que conhecemos fica do ladinho da estação de metrô Temple, por isso, dá para tomar todas sem se preocupar :)




Sempre passávamos pelo pub, que fica pertinho de onde ficamos hospedadas, em South Kensington. Como vivia lotado de gente do lado de dentro e de fora, resolvemos conhecer. Tomamos a lager levinha Beck's e a cider Magners. Provamos uns lanches que não tinham nada demais, e concluímos que o lugar é bom mesmo para beber e curtir o movimento.


6. Morpeth Arms
O pub fica do lado do Tate Britain, e assim como o Windmill, serve chopps da fábrica Young's. Há outras opções além dessas cervejas: tomamos a ótima Foster's e a cider Strongbow. Para acompanhar, mini Steak and Ale pies, de massa macia e bem gostosinhas.


Bom, agora que "zá tumamos todasss" seguimos com nossa programação de dicas londrinas. Veja onde comer em Londres, onde ficar, onde comprar e mais! Só clicar no link: O melhor guia de Londres de todos os tempos.

Veja mais:
O que fazer em Londres
Onde comer em Londres
Onde se hospedar em Londres
Liverpool
York
Salisbury/Stonehenge
Warwick/Stratford-upon-Avon/Oxford
Windsor

5 comentários:

  1. A grande dúvida é: podia levar pra casa essa xícara?

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas dicas de Londres! Fui em 2007 e fiquei apenas 1 semana, mas quero voltar e desta vez com o meu marido! :) Vou colocar em minhas pesquisas o hotel que citou.
    Também tenho um blog onde escrevo sobre lugares e restaurantes: http://dicadostchans.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla, bacana, com certeza será uma ótima viagem!
      Dei uma espiada no blog de vocês e as receitas me deixaram com água na boca...
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Pergunta, que eu prometo responder :)

(não precisa preencher o campo URL, tá?)